Tuesday, April 1, 2008

Cinema Asiático

Cinema asiático é assim que eu chamo a todo o cinema ( independentemente do género) que seja originário do Japão, Coreia, China ou países dos arredores. Inicialmente associava a sempre a filmes , com cores saturadas e com lutas (artes marciais) com uma coreografia complicada. Um exemplo muito bonito deste género é  "O segredo do punhais voadores" de Zhang Yimou. Entretanto virámos-nos para animação japonesa e começámos-nos a aperceber que há um imenso mundo para descobrir, quer seja em animação ou cinema em geral. Começámos a ver romances, filmes policiais, thrillers. Temos visto filmes muito estranhos mas também temos encontrado filmes muito bons. É tudo uma questão de dar oportunidade ás coisas, para que as podermos experienciar, porque sabe muito melhor recusar algo por já termos visto, do que fazê- lo por preconceito. 
No inicio do ano andámos, com a mania de Wong Kar-Way agora é a vez de Kim Ki Duk. A semana passada vimos alguns dos seus filmes.

Samaritan Girl

 
The bow


Breath


Time



Gostei de todos mas o meu preferido entre estes talvez seja o último Time. Uma historia de amor, ciúme, baixa auto-estima, que se revela de uma forma estranha, mas com um jogo de temporalidade interessante.

Dado este nosso novo gosto/interesse, estamos a pensar ir ao festival  de cinema asiático em Amsterdão, uma vez que há uma grande probabilidade de conseguirmos arranjar filmes legendados em Inglês. Yuuuupi!
Na foto de baixo, os post -its marcam os vários filmes que queremos ver. Depois digo qualquer coisa.

2 comments:

Anonymous said...

Conheço vagamente o cinema asiático, mas aprecio-o bastante.
Já vi alguns filmes japoneses e achei-os fascinantes. Para quem não está habituado a eles, poderá achá-los monótonos...

vermelhinha said...

Sim, poderão ser considerados monótonos e não são para todos os gostos! É um pouco como o cinema Europeu, também há muita gente a considerá-lo monótono, desinteressante. Embora o cinema asiático ainda tenha a acrescentar a complexidade da língua e as diferenças marcadas de cultura, a mim atrai-me também por isso mas acredito que a outras pessoas afaste.