Monday, April 21, 2008

Sábado

Sábado foi dia de passeio. Decidimos ir a Delft, a cidade dos azulejos e loiça pintada azul e branca e onde nasceu viveu e morreu o pintor Vermeer.

Foto por: Silvia Arrais

- Este é um dos muitos campos de cultivo de flores que se vê na viagem de comboio.

Foto por : João Cleto

Foto por: João Cleto

 - O centro da cidade estava cheio de gente, muito devido ao facto de se realizar um feira de antiguidades/ velharias ( depende do ponto de vista), espalhada por todo o centro.

Foto por : João Cleto

 - A segunda torre mais alta da Holanda. A 1ª é em Utrecht,  talvez o próximo detsino de passeio.

Foto por: João Cleto

Foto por: João Cleto

Como disse Delft é a cidade de Vermeer, por isso recentemente abriu um centro dedicado ao pintor. É algo a NÃO visitar. Não há nenhum quadro original é todo cópias, mas as próprias cópias não são pinturas. E o centro não acrescenta nada de novo. A sensação com que se fica é que foi dinheiro deitado ao lixo.

O filme "Rapariga com  brinco de pérola" consegue transmitir de forma muito mais eficaz todo o ambiente de Delft, da sua sociedade, de Vermeer e a sua família.

O motivo que nos levou a Delft, foi o festival de cinema ibérico. Fomos ver a sessão "Vanishing Portugal", que era constituída por dois documentários "Gentes do mar" de Dânia Lucas e "Ainda há pastores?" de Jorge Pelicano. Os documentários são muito interessantes mas mais interessante foi ver a grande concentração de portugueses, eu diria que 60% da plateia era portuguesa. 
Quem são estas pessoas? O que as trouxe a este país? A maioria está entre os seus 20 e 30, será que toda esta gente tirou cursos e não conseguiu "nada de jeito" em Portugal? Quem fica?  Foram algumas das perguntas que me saltaram quando me comecei a aperceber  da quantidade de portugueses que cá estão.

No final da exibição dos documentários, embaixada portuguesa de Portugal na Holanda, ofereceu-nos salgadinhos e vinho português. Entre os salgadinhos havia pasteis de bacalhau, que estavam uma delicia. Acho até que foi o melhor momento do dia, quando comi aqueles dois pasteis de bacalhau, não tinha consciência de que tinha tantas saudades de os comer. :)

No comments: