Saturday, April 12, 2008

Esta manhã

4 dias inteirinhos de sol, já é um exagero nesta terra e eu ainda queria um 5º. 
Algo na parte de trás da minha alma sabia que isto podia acontecer, aliás tinha uma grande probabilidade de acontecer. Logo, no dia destinado ao passeio estar um dia cinzento, ventoso e com chuva. Eu não queria nada disso, por isso guardei essa possibilidade lá bem escondida na parte de trás da alma.
A primeira coisa que fiz ao levantar-me, foi olhar pela janela, queria confirmar que o sol estaria lá mas... não estava. Nem um raiozinho vi!
Preparei-me para sair, demorando algum tempo a decidir que trapito levar, não por uma questão de vaidade mas porque estava frio de manhã, mas as temperaturas têm estado amenas a meio da tarde. Ou seja, é necessário adoptar o grito de moda holandês, que é vestir à cebola, melhor dizendo, às camadas, para ser mais pratico acrescentar ou retirar roupa conforme as necessidades ao longo do dia.
Se ao andarmos na rua de repente formos apanhados pela chuva, pensamos : "É azar, acontece!". Mas quando saímos para a rua, sabendo de antemão que está a chover, que nos vamos molhar e tomamos consciência dessa inevitabilidade.... é triste , deprimente.
A rua estava deserta.
Ao chegar perto da bicicleta, ouvi um barulho que vinha da direcção das arvores, soube instintivamente que era um pica-pau... é claro que não tenho a certeza, mas prefiro acreditar que sim, que de facto era um pica-pau. Fiquei um pouquinho mais bem-disposta.
Mais à frente ao chegar aos semáforos, reparo num outro pássaro. Comecei a vê- los no inicio da Primavera, não sei de que espécie são. São de tamanho médio, o corpo todo branco, asas pretas, bico estreito, comprido e de um cor-de-laranja vivo. Deduzo que comam vermes porque os encontro sempre a enviar o bico na terra, ou então com o bico todo sujo. De repente vêm-me à ideia o livro que tinha de pássaros, tento folheá-lo mentalmente para tentar identifica-los, mas em vão.
Lembro-me então que costumava dizer que se fosse pássaro, gostava de ser uma cegonha. São os meus preferidos.
Já não vejo uma cegonha há muito tempo, penso e reparo, que também já não vejo as 3 araras vermelhas, que voavam nas arvores em frente da minha janela, há bastante tempo, o que lhes aconteceu?
Não tenho tempo de imaginar uma resposta... o sinal verde abriu e o vento e a chuva obrigam-me a concentrar no caminho.
Não penso em mais nada....

No comments: