Monday, April 7, 2008

mais um som

No outro dia, falei de alguns sons caracteristicos desta casa e esqueci-me de um que é típico deste país não só desta casa.
Todas as primeiras segundas feiras de cada mês, ao meio-dia ouve-se um barulho horrível tipo sirene dos bombeiros ao meio dia em Portugal. Que som é este?? 
É um alarme que avisa a população de possíveis ataques aéreos. Tem a sua origem na 2ª guerra mundial. Este toque mensal trata-se de um teste ao sistema.
Outro som característico de Haarlem, o sino da igreja da praça central toca continuamente entre as 21-21:30  todos os dias, com a excepção de "sábado de páscoa". Em que por respeito a Jesus Cristo que se encontrava na sua sepultura ( em silêncio portanto) não se tocam os sinos.

Agora que identifiquei alguns sons característicos só falta arranjar um gravador e começar a gravá-los! :)

2 comments:

Anonymous said...

Realmente os holandeses têm costumes muito estranhos!
Como é que consegues suportar esses sons? E para que é que os queres gravar?... lol

vermelhinha said...

Sim ... pensando melhor porque haveria de querer gravar? acho que queria mostrar às pessoas que me conhecem que raio de som é!
O meu objectivo não é de todo, gravá-lo para depois ficar ouvir vezes e vezes sem conta.

Esta vontade de gravar tem a ver com a historia do filme" the most distant course" em que um técnico de som a passear pelo pais vai gravando sons estranhos e característicos dos locais por onde passa. Depois envia-os para a sua ex-namorada. Entretanto é outra rapariga que começa a recebe-los e começa a ficar interessada naqueles sons e tenta fazer uma viagem também pelo país à procura locais a que pertencem os sons.
No fim há uma nota de lamechice e apaixonam-se...
mas eu achei a ideia de relacionar sons com locais bastante interessante! :)