Tuesday, April 1, 2008

Casas pequenas

Faz hoje sete meses que me mudei para a Holanda. Mudámos de uma casa de 5 assoalhadas para uma de 2, temos menos espaço é certo mas a casa é mais confortável e aconchegante. Posso dizer mesmo que gosto bastante da nossa casa aqui!
Hoje já não sei  muito bem porquê, nem como, comecei a ver vídeos de apartamentos japoneses. Isso sim são pequeninos,  aqui está o link de um vídeo  para verificarem algumas especificidades. Uma das coisas que eu achei impressionante é o sistema de reciclagem e as sanitas. 
Porquê? As sanitas estão equipadas com um Mini-lavatório, no local do autocolismo. A água é primeiro usada para lavar as mãos após o uso da sanita, e seguidamente é utilizada para a sua função normal de despejo. Parece-me ser uma ideia bastante inteligente de poupança de água. O aspecto ( que podem ver no vídeo) não parece ser muito prático, mas julgo que seja apenas uma questão de hábito.

4 comments:

Anonymous said...

Antes de mais nada, desejo-te uma boa estada na Holanda. É um país magnífico, com um bom nível de vida e uma mentalidade bastante progressista.
Gostei do vídeo, apesar de já ter uma vaga ideia sobre os apartamentos japoneses, sobretudo em relação ao tipo de sanitas que têm. Todavia, desconhecia este tipo de sanitas ecológicas...
Se quiseres ter uma ideia do que é a vida no Japão, vai acompanhando este blog, o qual aprecio bastante:

http://www.8700048.blogspot.com/

É dum jovem prof português que está a trabalhar no Japão ao abrigo dum programa de intercâmbio. O seu blog é interessante.
Espero que gostes.

vermelhinha said...

Paracletus - obrigada pela dica desse blog! Dei uma vista de olhos e achei interessante, quanto mais não seja por dar a conhecer uma realidade, tão diferente e tão distante! Achei especialmente interessante/cómica a alegria com que ele falou dos coentros que lhe tinham arranjado.... senti o mesmo tipo de alegria quando consegui encontrar feijão frade!

Quanto a mentalidade holandesa ser bastante progressista hummm, começo a ter algumas duvidas... mas preciso de mais experiência para poder discordar inteiramente, por enquanto mantenho a mesma opinião de quando vim, mas estou a começar a ficar com o pé atrás!

Anonymous said...

Ainda bem que gostaste do tal blog.
Agora deixaste-me curioso em relação ao facto de questionares o progressismo da mentalidade holandesa... Porque não fazes um post onde reflictas sobre esse assunto?

vermelhinha said...

Claro que é uma óptima sugestão mas como disse preciso de um pouco mais de reflexão... e de um pouco mais de vivências... na devida altura irei escrever esse dito post!