Thursday, July 31, 2008

Marilyn Monroe

Depois de uma serie de filmes com Audrey Hepburn, começamos a ver filmes com Marilyn Monroe. Eu gosto muito mais da primeira. Mas os filmes que eu vi com a segunda são muito engraçados. São comédias ( e eu não sou muito de comédias) mas têm algo especial. Vimos:

"Some like it hot" - 1959

some_like_it_hot.jpg

some-like-it-hot-marilyn-monroe.jpg


"The seven year itch" - 1955

tsyi_1024.jpg

7Year_2.jpg


Esta ultima imagem faz parte de uma sequência bastante famosa. O mais caricato é que no filme pouco se vê da Marilyn nesta cena ( comparativamente às imagens que circulam). As imagens que circulam são resultado de fotografias feitas por espectadores e jornalistas que estavam a assistir à gravação da cena. Cena essa que a jovem actriz repetiu imensas vezes.
O filme ganhou algum interesse acrescido, após termos visto o documentário sobre a sua realização. Em que é revelado de que forma é que tiveram de dar a volta à censura vigente em Hollywood. Censura esta destinada a censurar ( pleonasmo, eu sei!) todas as cenas fossem contra aos valores familiares de moral e bom costume. A sexualidade é escondida por trás de inocência e ingenuidade. Algumas cenas que para nós no nosso tempo nos parecem bastante banais, à data devem ter ido vistas como bastante arrojadas. É por causa destas pequenas coisas que eu adorava estudar/aprender história do cinema.

1 comment:

Angelo said...

E, um destes dias, devias meter-te numa dessas! História do cinema soa muito bem, sim senhor!