Wednesday, July 23, 2008

Passeio

Depois de passar a 6ª feira toda em casa, sozinha e doente, tive uma surpresa por volta das 23h. Os nossos novos amigos portugueses, telefonaram-nos, a perguntar se queríamos ir passear até Hoorn. Fiquei logo animada, passou-me a tosse toda. Tentamos telefonar e combinar com "os outros" mas como era em cima da hora não foi possível.
No sábado, lá fomos nós, logo pela manhã para aproveitar o dia, que estava cinzento e a querer chover. A cidade/ vila é como quase todas as outras holandesas, limpinha, arrumadinha, com casa baixinhas, com um aspecto antigo mas não degradado. Como fica perto da água tem muitos veleiros e grandes, o que torna sempre o passeio ainda mais agradável.
Entrámos num café, típico. Os chamados "cafés castanhos" típicos de uma Holanda antiga e difíceis de encontrar em Amsterdão ou mesmo em Haarlem. O seu nome vem do facto de serem cobertos de madeira, chão, tectos, paredes e o mobiliário ser de madeira também. São geralmente escuros, com um cheiro muito forte e característico de muitos anos com fumo. Mesmo após a entrada em vigor da lei anti-tabaco, o cheiro mantêm-se. Para o tornar ainda mais típico lá estava o tapete em cima da mesa! Não consigo perceber como é que ainda não desistiram da ideia. A ASAE já teria terminado com isso em 3 tempos.

DSC_6351.jpg

Depois fomos ao museu do sec XX, um museu que mostrava a evolução de determinadas coisas durante o sec XX, especialmente tecnologia, como por exemplo a evolução da TV, do aspirador, máq de costura, maq de lavar a roupa etc. Eu gostei bastante!

DSC_6360.jpg

O tema da exposição temporária era o Playmobil, o que fez as delicias de alguns dos participantes da nossa "excursão", que recordaram as mil e uma maneiras com que brincavam com o PLaymobil.

DSC_6355.jpg

Eu, achei a exposição um perigo, pois havia imensos sets montados (com os quais as crianças podiam brincar à vontade), cheios de peças pequeninas, mesmo a jeito de serem, ingeridas, aspiradas e introduzidas em buraquitos menos apropriados como narizes e ouvidos.
Depois do almoço, fomos a Alkmaar , famoso pelo clube de futebol e pelo mercado de queijo. O mercado é apenas há 6ª feira das 10 às 12, pelo que não o apanhamos e o museu do queijo estava a fechar. Ficou o passeio bem agradável pelas ruas da cidade. Depara-mo-nos com uma rua que estava completamente coberta com pastilhas elásticas, como começou? E porquê? não faço a mínima ideia. É uma visão muito estranha!

DSC_6392.jpg

Antes de virmos embora ainda passamos por um moinho, que eu continuo a achar uma visão sempre bonita!

DSC_6403.jpg

No domingo à tarde, ficámos por casa porque o tempo não estava para grandes aventuras! :(

No comments: