Tuesday, September 23, 2008

Prioridades

No trabalho as coisas estão a correr dia-a dia melhor. Cada dia que passa as pessoas se apercebem que o meu mau holandês, não tem nada a ver com as minhas capacidades como enfermeira. Começam a dar valor às minhas avaliações e observações e isso é sem dúvida gratificante. Em termos de organização é completamente diferente do que eu estou habituada.
Nos últimos 4 anos que trabalhei em Portugal, a minha relação com os médicos era muito próxima, a minha opinião era tida em conta. Aqui ainda não percebi como entrar em contacto com o médico. O processo pode parecer simples mas para mim que tenho algo para dizer é muito complicado.
Começo a perceber a diferença entre enfermeira e as "cuidadoras". Por exemplo, quando uma enfermeira vê um doente com edemas, uma série de campainhas começam a tocar. Quando uma "cuidadora" vê um doente com edema, lava-o, veste-o e escreve no seu processo, "sem nada de especial digno de nota"! As avaliações não são feitas regularmente e não têm uma sequência. Isso incomoda-me mas não sei como combater isso, pois estão a trabalhar pessoas com cursos diferentes, muitas que não sabem interpretar sinais como os edemas e outras coisas.
Mas.... onde tenho tido mais problemas é com a pausa de café!
No departamento está instituído uma pausa para café às 10:30. Ora, eu nunca tive uma pausa para café instituída, basicamente era quando desse e se desse.
Tenho tido problemas porque com mil e uma coisas para fazer custa-me, para de as fazer para ir tomar café. Já tive direito a umas palavras mais bruscas por causa da pausa do café. Já tive direito a ouvir que eu tinha de aprender a estabelecer prioridades. Esta deixou-me atónita. Eu não tenho duvidas nenhumas qual é a prioridade entre ajudar alguém que precisa de mim e tomar café. Mas a prioridade não é encarada da mesma forma, e daí surgiu o problema.
Além disso eu perturbo a equipa porque quem está a pausar sente-se mal por eu estar a trabalhar.
Ontem tive outro episódio, que me deixou bastante angustiada. Foi um turno muito complicado porque estávamos com menos uma pessoa. Mas estava um senhor que estava aflito para ir à casa de banho e precisava de ajuda porque essa transferência tem de ser feita com elevador. Estava eu preparada para o ajudar, chega uma colega e diz: Este senhor vai ter de esperar porque há outras pessoas que ainda não saíram da cama!
Eu sei que os outros tem de sair da cama, mas 5 minutos não faria assim grande diferença. E custa-me imenso dizer a alguém que está aflito para ir à casa de banho e que depende de outros para ir, "tem de esperar porque agora não posso!". Eu penso sempre se fosse eu ou alguma das pessoas que eu gosto, eu iria querer que alguém me ajudasse e me colocasse na casa de banho, quando estou aflito.
Mas pior que a justificação de ontem, é a justificação, "Tem de esperar porque agora vamos fazer a nossa pausa!" a tal do café!
Por vezes sinto-me uma enguia a tentar tornear as questões de forma a fazer o que acho correcto e sem ficar muito mal na equipa! Não é fácil!

No comments: