Monday, September 1, 2008

Museu de malas e carteiras

Não sou propriamente fã de malas. Para falar sinceramente detesto andar de mala, é uma responsabilidade muito grande estar preocupada com a mala e ter cuidado para não a perder. Contudo as que tolero são as que posso ter as mãos livres, posso gesticular, posso mexer no que quiser sem estar preocupada onde é que vou colocar a mala.
Apesar de não gostar de malas ao passar de barco em frente do Museu de malas e carteiras , em Amsterdão. Senti vontade de o ir visitar!
O João acompanha-me para muitas coisas mas sei que isso era algo que não o atrairia minimamente. Apesar de detestar andar sozinha, lá fui!
O edificio é muito bonito e está muito bem arranjado e decorado. A colecção é muito bonita. Acompanhando a história desde o sec XV ( se não me engano!) até aos nossos dias. O porquê dos vários formatos, dos vários materiais utilizados, das decorações etc... esta muito bem explicado! Uma verdadeira aula de história!
A mala mais impressionante para mim, é uma tecida com missangas muito pequeninas! Gostei porque a forma como as faziam era incrível! Antes de tecerem as missangas tinham de ser todas enfiadas ( eram milhares!!) pela ordem correcta correspondendo a um padrão/desenho pré-definido! Não admira que fossem caríssimas e representativas de estatuto social elevado!
Eu adorei a exposição e não gosto de malas! Quem gostar, não pode mesmo deixar de lá ir! :)

Aqui fica o link.

No comments: