Friday, September 26, 2008

Mode Show

Ontem foi dia de voluntariado. Não houve jogo, mas sim uma actividade que acontece duas vezes por ano. A instituição contacta uma loja "especializada" em roupas para mais velhos e organiza um desfile de moda, seguido de venda.
Fui mais cedo e o desfile já estava a decorrer.
Foi muito engraçado ver modelos acima dos 50 anos e as roupas apesar de serem para mais velhos eram bem catitas e de uma qualidade muito boa.
As velhotas estavam todas entusiasmadas. Faziam planos para comprar esta blusa, aquela saia ou aquele chapéu. Depois do almoço foi tempo de provas e compras. Aquilo é que foi um vestir e despir, uma das salas virou um autentico reboliço. Todas ficaram contentes com os novos modelitos.
Algo que achei fantástico foi que reparei que havia uma lista do que elas precisavam mesmo, e do que não deveriam comprar por ter em demasia. Quem fez esta lista? Uma das funcionárias da instituição semanas antes foi a todos os apartamentos, um por um, verificar as roupas. Verificar a quantidade e o estado das coisas.
Como funcionará em Portugal? Não faço a mínima ideia! Mas tenho a sensação que não será assim que esse tipo de coisas será da responsabilidade da família.
Eu ajudei a minha velhota preferida. Acho que quando trabalhamos com um grupo de pessoas é impossível gostar de todos, há sempre preferências.
Neste grupo eu gosto desta velhota. Gosto do seu cabelo todo branco e brilhante. Gosto quando fica a olhar para mim com um ar desconfiado a verificar quem eu sou, e quando descobre que sou eu fica toda contente, dá-me sempre um grande sorriso e avisa os que estão à sua volta quem eu sou.
Às vezes, tenho um sentimento desconfortável de culpa. Porque é que eu não fiz isto no meu país, onde se calhar as pessoas precisavam mais?

No comments: