Monday, September 1, 2008

Calada

Tenho andado muito calada nesta última semana. A verdade é que tenho andado muito ocupada e cansada.
Comecei a trabalhar a sério na 3ª feira. O primeiro dia foi terrível, fartei-me de trabalhar esforcei-me para fazer o melhor que podia e no final ouço a colega que estava comigo a falar num holandês mais rápido, para que eu não percebesse que eu não tinha ajudado nada. Injustiçada, a minha lama caiu-me aos pés. Chorei, aliás fartei-me de chorar, queria desistir de algo que mal tinha começado. O João disse-me para ir experimentar outro turno para ver como corria. Fiquei irritada com ele, mas sabia que ele tinha razão e fui.
Fui na 5ª feira fazer o turno da manhã, e que diferença. Nas pessoas, no trabalho em tudo. As pessoas gostam do meu trabalho, acham piada ao meu "mau" Holandês. O trabalho é muito pesado mas gratificante. Eu estou a gostar bastante. Estou mais animada e mais contente com a vida.

Onde é que eu trabalho?
Num lar. Num serviço em que as pessoas se encontram lá para recuperar, ou os familiares aprenderem a cuidar delas antes de irem para casa.

Onde fica?
Fica em Amsterdão, mesmo perto da Leidseplein.

Qual a situação em termos de contrato?
Estou a trabalhar através de uma agência de trabalho. Conversei com eles e pedi para que fosse sempre ao mesmo serviço, uma vez que quanto eu conhecer melhor as pessoas e elas a mim, melhor correrá a comunicação. Não tenho direito a ferias ou ao correspondente subsidio. Se não houver turnos para eu fazer não recebo. Não é a situação ideal e é claro que eu quero mudar. Mas por agora parece-me uma experiência positiva, que eu quero aproveitar.

Notei imensas diferenças ( não falando da língua que essa é obvia), relativamente aos serviços por onde eu passei.
Sempre trabalhei de com crianças e sempre disse que não queria trabalhar com adultos. Apesar de ser uma experiência de 3 turnos, posso dizer que estou a gostar de trabalhar com adultos, mais do que eu pensaria alguma vez gostar.
As grandes diferenças são o cheiro, o peso e a dor nas costas no final do turno. Tenho de ter mais atenção à minha postura e arranjar exercícios para fortalecer os músculos da região lombar.

Nos dias em que não estive a trabalhar, estive a estudar. A relembrar toda a medicação. Rever fisiopatologias associadas a algumas doenças. Relembrar mesmo algumas técnicas que já não utilizava há alguns anos. Faz-me sentir melhor e mais segura!

No comments: