Thursday, June 12, 2008

Exorcizar o dia que passei no hospital

Hoje preciso de exorcizar, como não tenho padre por perto, vou fazê-lo aqui.

Ontem, fui passar um turno de observação, num serviço de pediatria, num hospital académico de Amsterdão. E o que eu posso dizer é que foi uma experiência diferente.

Tudo começou quando tive de levantar-me às 5:30 para apanhar os transportes, de forma a estar lá Às 7:30. O que é que isto tem de especial, desde há 9 meses que eu não acordo cedo, talvez com uma excepção quando fui apanhar o avião para Portugal no Natal. Não me cruzei com nenhuma bicicleta até à estação o que é uma sensação estranha.

Apanhei o tram, e duas portuguesas sentaram-se à minha frente. Começaram a tagarelar e acabaram por tocar no tema de futebol e a selecção. A minha mãe ensinou-me quando era pequena que não se deve falar com estranhos,( mesmo que digam que são amigos da mãe dizia ela!!, acho que ela me disse tantas vezes isto que memorizei a ordem das palavras do resto do discurso de tudo). Ontem desobedeci-lhe e meti conversa com essas portuguesas. Foi muito engraçado, porque foi um trocar de experiências de quem já cá está à 30/20 anos com quem acabou de chegar. Trabalham no hospital e foram umas queridas e levaram-me até ao serviço.

Assim que me deixaram entrei no mundo da língua holandesa num ambiente hospitalar. Ouch!

Fomos buscar uma farda para mim, o sistema deles é muito interessante. No meu ultimo serviço tínhamos 3 fardas que davam para durante 2 anos, independentemente se estivessem descosidas, nesse caso tínhamos que nos chorar à chefe, para termos uniforme para trabalhar. Ali, nem pensar! As batas são do hospital e todos os dias o pessoal vai buscar a sua farda. Através de uma maquininha muito interessante e muito rápida. Fica logo ao lado os vestiários. Mesmo em frente ( do outro lado do corredor) tem outra maquina em que se deposita a roupa suja. OS funcionários não têm de preocupar com a sua farda! Os sapatos, são os da rua ou os escolhidos pelos enfermeiros. Nada de sapatos azuis de cunha, que se parecem com sapatos de freiras ou de "ratas-da-sacristia"!

Para a passagem de turno vi-me numa sala rodeada de 20 pessoas! Entre eles uma estudante de enfermagem e dois estudantes de medicina, que iriam acompanhar um enfermeiro num turno (!?), INTERESSANTE! A passagem de turno foi o inicio da vertigem na língua e na desorganização. Bolas, como esta gente é desorganizada! Em qualquer dos serviços que eu trabalhei (mesmo nos dias mais caóticos no inverno do atendimento) somos mais, muito mais organizados. Outra coisa me pareceu, podem ser muito especialistas etc, mas os cuidados directos aos doentes ficam um bocadinho a desejar. Claro que havia excepções, mas ideia geral com que fiquei foi esta!!

Depois da passagem de turno, houve a reunião com os pediatras, cada enfermeiro individualmente vai falar sobre o seu doente. A seguir é com os oncologistas! No fim de tudo, juntam-se todos os enfermeiros outra vez, e há uma nova passagem de turno, para fazer as actualizações !?? Porque não no final do turno durante a passagem de turno?

Houve duas paragens colectivas para a toma de café!!!

A medicação tem um sistema interessante numa tentativa de reduzir erros terapêuticos, mas claro a sua aplicação é desorganizada e trapalhona. eles ainda trabalham com folha de terapêutica, mas em vez de apenas um assinar, tem de assinar dois enfermeiros. Um que prepara, outro que supervisiona a preparação. Seguindo o nosso provérbio " dois pares de olhos vêm mais do que um!" Isto se estiverem os dois presentes na preparação! Agora quando um prepara, e depois antes de administrar anda, "oh tio, oh tio! anda cá assinar para eu poder administrar!" não funciona. O que supervisiona pergunta-lhe como preparaste? coloquei 30 UI da droga x num soro Y! Ah está bem! E ambos assinam! Como é que o primeiro sabe de foram 30 UI e não 3UI! Por confiança, e por essa bendita confiança, podemos ter dois jovens a assinar um erro terapêutico!!!! A ideia é boa e interessante, aplicada assim é só fingir que se faz algo!!!


Vou continuar noutro post que este está já demasiado longo!!!

No comments: