Monday, March 31, 2008

CoBrA Museum

Já não sei muito bem como é que tropecei neste museu, mas quando descobri que era dedicado a arte moderna e que não era assim tão longe de casa, decidi que lhe faríamos uma visita este fim de semana. E assim foi.
O museu é muito interessante, começando pelo nome.
Cobra mas o que é que uma cobra tem a ver com arte moderna? A resposta pode ser descoberta no site do museu.
Claro está, que nada tem a ver com o réptil, mas com um "movimento" artístico, que surgiu após a 2ª guerra mundial. Movimento esse, cujo o manifesto foi realizado para marcar oposição ao movimento artístico vigente em Paris. Os artistas envolvidos nesse manifesto, e por isso fundadores do movimento, era originários de Copenhaga, Bruxelas e Amsterdão. O nome do movimento Cobra art e o nome do museu, tem a sua origem nestas capitais Copenhaga, Bruxelas e Amsterdão.

O que define este movimento também pode ser encontrado no site do museu:

"The CoBrA artists painted directly and spontaneously. Just like children, they wanted to work expressively without a preconceived plan, using their fantasy and much colour."

2 comments:

Anonymous said...

Eis uma informação bastante interessante!
Já estive a ver o site e gostei bastante do que encontrei.

vermelhinha said...

A exposição que lá se encontra agora é de Karel Appel um dos fundadores do movimento ( holandês). A exposição engloba uma variedade de meios, pintura escultura, musica, vídeo e fotografia e é sem duvida a interessante. Julgo que será difícil apreciar qualquer umas das obras sem ter em conta os outros meios. por exemplo os quadros só serão melhor apreciados depois de ouvir a musica que os influenciou e influenciou os movimentos do artista. Só depois de ouvir a musica "I do not paint I hit!" e de se prestar atenção ao poema é que os quadros ganham uma nova dimensão muito mais dinamica!