Wednesday, March 19, 2008

Maluquices ou muito tempo livre/ Poema 55

Ultimamente dediquei-me a ouvir música brasileira. E como eu costumo dizer temos de manter a mente/espirito aberto porque nunca sabemos quando nos vamos surpreender. Estava a ouvir o álbum Público  de Adriana Calcanhoto, quando ouvi com mais atenção a musica com o titulo Remix seculo XX. O poema não é de todo um poema normal, e fez um clique no meu espirito e relembrei-me das minhas aulas de arte moderna/contemporânea. Aquilo era um poema que se encaixava na "corrente" artística Dadaísmo. Decidi ir pesquisar, trata-se de um Poema aleatório. durante a pesquisa encontrei uma receita para se escrever poemas aleatórios, a receita é do artista Tristan Tzara e aqui vai.
  • Pegue num jornal
  • Pegue numa tesoura
  • Escolha no jornal um artigo do tamanho que deseja dar ao seu poema
  • Recorte o artigo
  • Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e coloque-as num saco.
  • Agite suavemente.
  • Tire em seguida cada pedaço um após o outro.
  • Copie consciensiosamente na ordem em que eles saiem do saco
  • O poema se parecerá consigo.
  • E ei-lo escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido pelo público.
Como tenho muito tempo livre decidi experimentar.

Mas achei que o poema aleatório ainda podia ser mais aleatório, então fiz a minha própria receita.
  • Pegue numa revista e abra numa pagina ao calhas ( de preferência uma q e já tenha sido lida, porque depois será impossível fazê-lo).
  • Arranque a pagina da revista e comece a cortar as palavras seguindo a regra de cortar uma palavra em cada 5, no total de 55.
  • Coloque-as num saco e agite ( ou não, não é um passo essencial para o processo).
  • Retire as palavras uma a uma e vá escrevendo por ordem em frases constituídas por 5 palavras.
O resultado é este:

Poema 55

Bond the market that his
Spirals over on believe I
Interceptions the straight Brett football
Big in teams quarterback an
Community knows into Steve  more
Relationship in  it choir forget
Drug beautiful and try after
Green like wild glean 100,000
There tiny on his town
We’ll and year’s 399 kickoff
Time bobbleheads shuffled heavenly I.

No comments: