Sunday, March 16, 2008

Fotografia

No Sábado fomos ao museu de fotografia de Amesterdão, fomos ver a exposição de:

Taryn Simon - An American Index of the Hidden and Unfamiliar


Foto de : Taryn Simon

A exposição é muito interessante, retrata aspectos da sociedade americana, nos quais muitas vezes não se pensa, como revistas playboy em braille, ou cultivo de marijuana (em solo americano) para investigação, a quantidade de comida que é retida no aeroporto JFK, etc, etc. 

No FOAM encontra-se  outra exposição:

Jessica Dimmock – The Ninth Floor

Esta fotógrafa passou cerca de 3 anos com um grupo de drogados, e fotografou o seu dia-a-dia! Quantos projectos deste género já foram feitos? Quantos livros foram escritos? Quantos filmes realizados? Apesar de já muito ter sido mostrado, é sempre uma realidade que impressiona, que choca. A mim vêm-se sempre há cabeça - como é que é possível alguém viver assim? como é possível alguém destruir-se assim?
Durante a exposição há uma pequena montagem de fotos, com excertos dos testemunhos das pessoas fotografadas um deles diz algo do género: 

O meu objectivo era esta vida de junkie. Drogar-me e passar o dia inteiro sem fazer nada. Nunca ambicionei nada mais do que isto. 

Para mim, mais do que qualquer umas das fotos, esta frase foi o que me marcou mais. 
Como é que alguém pode não querer mais nada do que aquilo????

No comments: