Thursday, March 13, 2008

Equador

 2ª feira - Chuva, vento, chuva, vento
 3ª feira - Chuva, vento, chuva, vento
 4ª feira - Vento, vento , vento, vento

Resumindo fiquei em casa. Não houve passeio para ninguém.
Um das coisas positivas desse facto foi ter acabado de ler o livro "Equador" de Miguel Sousa Tavares. Gostei mas...
Sem dúvida que é assim que tenho de descrever a leitura deste livro. Gostei porque tem um "quê" de Eça de Queirós ( e eu adoro os livros de Eça de Queirós), talvez por descrever a sociedade da mesma época, contudo Eça tinha uma situação mais irónica, pois fazia parte dessa mesma sociedade.
Dois factos contribuem para o meu MAS:
O facto do protagonista tão idealista quando partiu para São Tomé, nada ter feito, só tomou acção em dois momentos, no episódio do tribunal, e no episódio da revolta. Como é que poderia ter mudado mentalidades se nada fez?
O segundo facto, foi a forma como arranjou para solucionar um problema sem solução, o que acaba por não ser uma solução, mas sim uma fuga.
Duas coisas positivas ficaram da leitura deste livro a minha vontade/curiosidade de conhecer São Tomé e Príncipe e a minha vontade de aprofundar/relembrar os meus conhecimentos de Historia de Portugal. 
Sempre quis o quis fazer mas "não tinha tempo!", dizia eu. Agora TEMPO, é coisa que não me falta, logo não há desculpa alguma.

No comments: