Monday, March 31, 2008

Clube dos poetas mortos

Dos vários filmes que vimos a semana passada decidi falar do "Clube dos poetas mortos", 1989. Este filme continua a ser fabuloso por enaltecer a liberdade de pensamento.
Julgo que não se trata de ir contra as normas só porque sim, mas reflectir sobre essas mesmas normas , analisá- las e posteriormente tomar uma decisão consciente de as seguir ou não.
Fazer o que se gosta, é sem duvida alguma, uma das coisas que mais sensação de realização dá ao ser humano. É algo que todos procuramos, mas nem todos temos coragem para fazer o esforço que é necessário para o alcançar. 
Não sei que acontece com as outras pessoas mas a historias de pessoas que lutam pelo que querem, que arranjam forças para ultrapassar os obstáculos que vão surgindo para alcançar o que desejam, sempre me fascinaram. É com alguma "inveja" que olho para essas pessoas, pois algumas vezes desisti de fazer o que queria, porque simplesmente era mais fácil não o fazer. Muitos arrependimentos surgem destas decisões não tomadas. Coragem o que é?

2 comments:

Anonymous said...

Foi um filme que me marcou bastante, pois tem uma história e uma temática profunda. E o desempenho de Robin Williams é espectacular.
Basicamente esse filme enaltece a liberdade de pensamento e de escolha, valores esses que cada vez mais são reprimidos pela nossa sociedade.
Oh captain, my captain!

vermelhinha said...

A cena dos alunos a subir para cima das mesas é talvez a mais conhecida. Não é a que reflecte melhor essa transmissão de ideologia entre professor e alunos, mas sim a que ilustra "um marcar de posição" de forma aberta, contra a instituição e as suas regras. É libertadora e por isso tão poderosa!

"Oh captain, my captain!"