Friday, January 4, 2008

Wong Kar-Wai Fever

É uma característica nossa, cá em casa, sermos exagerados no que diz respeito a filmes. Temos a tendência para quando gostamos de algum filme, de querer ver todos os outros que esse realizador fez.
Ontem foi noite de Wong Kar-Wai.
Vimos "In the mood for love" (2000) e "2046" (2004).
Apesar de 4 anos separarem estes filmes, e de não serem de facto uma sequela. Existem inúmeras referências no 2046 relativamente ao primeiro filme. Uma das referências têm a ver com segredos. Dizem ambos os filmes que antigamente quando as pessoas tinham um segredo que não queriam partilhar, subiam a uma montanha, procuravam uma arvore, abriam um buraco, sussurravam o segredo lá para dentro e depois tapavam com lama. Desse modo o segredo jamais seria revelado. Que segredo terei eu que valesse a pena subir à montanha e procurar  a arvore?
Mais uma vez o ponto central das historias são as relações interpessoais e a incapacidade de algumas pessoas em se relacionarem. Quase no final de "2046" o protagonista diz: " O amor é apenas uma questão de oportunidade. De nada vale encontrar a pessoa certa antes ou depois da altura certa."
Mais uma vez as cores saturadas, as cores quentes estão presentes (serão "imagem de marca" deste realizador?) e eu gosto. Acho que torna o filme mais "acolhedor". Acho que são tons adequados quando se fala de emoções, sentimentos e relações.

O meu preferido é o "In the mood for love". Gostei mesmo muito!
Fez-me levantar questões como: O que é a traição? O que a define? Quando é que começa? Que acções ou actos praticados a implicam? Que implicância têm os sentimentos?
Todos nós temos fora das nossas relações outras pessoas, com quem temos interesses em comum, gostos em comum. Pessoas com as quais gostamos de estar, de falar, de nos relacionar. Quando é que essas relações passam da esfera da amizade, para a esfera da traição? O que define o limite? Os sentimentos? Ou os actos?

As bandas sonoras, são muito interessantes. Chega a ser cómico, num filme falado em mandarim, ouvir uma musica cantada em espanhol. Por momentos parece que há ali alguma coisa que não joga bem, mas no final funciona.

Ontem não falei da banda sonora do " My blueberry nights" mas é igualmente boa, principalmente a musica "Harvest Moon" cantada por Cassandra Wilson (nunca tinha ouvido falar da sra), que tenho ouvido até à exaustão. 

No comments: