Monday, January 21, 2008

TPCs

Quando terminei o 12º ano, nunca imaginei que voltaria a fazer TPCs. Mas cá estou eu novamente. Com 29 anos regressei aos "tempos de escola", mais correctamente aos "tempos" da escola primária. Voltei a fazer composições sobre um tema, a sublinhar "as palavras difíceis", a procurar o significado das mesmas no dicionário, a ler a um ritmo de uma palavra por segundo e regressei aos ditados, que sempre detestei. O que eu gostava mesmo de fazer era "contas" e a prova dos nove. Eu não sei se isso se continua a ensinar na primária, mas eu adorava a prova dos nove. Um dos meus hábitos (quando conduzia!), quando me encontrava numa fila de transito era fazer a prova dos nove com as matriculas dos carros que iam passando por mim. Existe qualquer coisa de especial quando o resultado final é zero! Mais tarde, em anos mais avançados de escolaridade, gostava de resolver problemas de matemática, física, química e de genética, quando podiam ser resolvidas com as leis de Mendel. Desta fase mais avançada apenas me recordo destes últimos, as restantes formulas já há muito me esqueci, o que me causa alguma tristeza. Mas o que é certo, é que muito mais coisas desde então aprendi, faz parte do "ciclo", julgo eu.

No comments: