Sunday, February 3, 2008

Zondag met Kunst

Ontem na nossa ida a Amsterdam o João comprou um livro sobre o artista Banksy. Artista este, que faz variadas intervenções no ambiente urbano, utilizando essencialmente com meio de expressão o grafitti. Tendo como base esse livro a nossa conversa acabou por derivar e levou-me a relembrar as aulas de arte moderna e arte contemporânea que tive. Desse tempo lembrei-me de um artista de Land Art de quem gosto bastante, ANDY GOLDSWORTHY. Recordei-me do documentário sobre o seu trabalho "Rivers and Tides", e decidimos vê-lo hoje. É um documentário fabuloso, que sem duvida recomendo. Tem um grafismo espectacular e é uma oportunidade de ouvirmos alguém falar do seu trabalho. Quando alguém nos explica as ideias, a forma de pensar, os objectivos a serem alcançados e por vezes apenas explorados, em que a obra se baseia; Toda a obra ganha uma nova dimensão e é dessa forma que posteriormente poderemos ser nós próprios a questionar o que nos rodeia.

Após ter visto o filme a pergunta que me fica é: visto as obras serem realizadas na natureza e muitas delas são efémeras, o que é de facto a obra de arte? a escultura realizada no meio da natureza que se perdeu na sua efemeridade? ou a fotografia da mesma escultura que a transportará pela eternidade?

Aqui fica um exemplo de umas dessas imagens e de grafismo.

gold_rowanlevs.jpg

À tarde fomos ao museu De Hallen em Haarlem, e como cada vez que entro no museu tento manter a mente aberta. Não entro a pensar que vou gostar de tudo! Raramente isso me acontece, mas entro com a ideia de que posso ser surpreendida. Foi o que aconteceu hoje, no museu encontra-se uma exposição da artista ANDREA FRASER. O seu trabalho consiste na sua maioria em vídeos, alguns com criticas acutilantes sobre arte e as suas "instituições"! Gostei bastante não conseguimos ver tudo por isso vamos ter de lá voltar. Desta vez a pergunta que fica é o que é a obra de arte? A performance ou o registo em video da mesma? Mais uma vez a efemeridade vs eternidade!


DSC_2807.jpg

Ontem também comprámos um livro de comics Holandês, muito, muito engraçado. Tem como tema central a fotografia o que é óptimo para aprender vocabulário relacionado com um tema que eu tanto gosto.

DSC_2766.jpg

E está novamente muito frio! :)

DSC_2795.jpg

No comments: