Monday, February 4, 2008

Dias longos

A partir do Solstício de Inverno (+/- a 21 de Dezembro) os dias começam a "crescer". Enquanto andamos ocupados nas nossas vidas não damos por isso, até ao dia em que de repente algo acontece algo nos chama atenção para o facto. Então vem aquela sensação do "afinal sempre é verdade"! A minha avó costumava dizer "No final de Janeiro quem bem souber contar uma hora por inteiro a mais lhe há-de achar!" Sabedoria popular de quem vive nos campos e em que a luz do dia significa muito. A luz do dia e as fases da lua. Lembro-me da minha avó planear com alguma antecedência em que quarto crescente ia plantar as cebolas, nesta especifica fase da lua para crescerem melhor e com isso conseguirmos uma melhor colheita! E jamais cortar o cabelo em fase minguante, porque senão depois não crescia depressa! Também costumava dizer algo que eu sempre achei engraçado, "Branco em janeiro sinal de pouco dinheiro!" Quem tem de vestir branco em janeiro, uma cor de veraneia, é porque não tem dinheiro para comprar roupa mais adequada ao tempo frio de inverno. A minha Avó, a D. Belmira, dizia umas coisas bem engraçadas! :)

No comments: