Monday, February 18, 2008

Sábado de manhã

Este sábado de manhã, decidimos ir ao Museu Van Gogh. Esta nossa decisão suscitou alguns comentários do género "ainda não tinham lá ido???". Sim, de facto já lá tínhamos ido, mas desta vez não fomos para ver as obras de arte de Van Gogh, fomos ver a exposição temporária que se encontra patente. A exposição é destinada às obras de John Everett Milais. Até sábado passado nunca tinha ouvido falar deste pintor, ou (o que também é possível) nunca lhe tinha prestado atenção. E...Que surpresa boa que eu tive! Já há bastante tempo que não me sentia tão bem a fazer algo (deste género), acho que a expressão que usei foi: "João estou mesmo feliz!" e estava, houve alguns quadros que gostei menos mas não houve nenhum que eu não gostasse. Os tons, os temas, os pormenores o realismo... gostei de tudo. O quadro mais conhecido é Ophelia, baseado na personagem na peça de Shakespeare, Hamlet.


millais.jpg

O quadro é magnifico! Não há reprodução capaz de transmitir a beleza deste quadro é mesmo muito cativante. Prende-nos a atenção. Na exposição existe um filme com interpretações do quadro, por pessoas com diferentes profissões. É muito interessante perceber que um mesmo quadro cativa diferentes pessoas por motivos diferentes. Fiquei com vontade de aprofundar o meu conhecimento sobre este artista e de reler (talvez pela 4ª vez) Hamlet.

No comments: