Friday, January 16, 2009

Fotografia

No ano 2003/2004, tirei um curso de fotografia. Eu adorei o curso pelas experiências que me proporcionou, pelos horizontes que me abriu, pela nova maneira que aprendi a ver o mundo e as coisas. Descobri também como eu e o João somos diferentes a fotografar e com isso como somos diferentes a ver o mundo. O João é um "fotografo" de rua, de momento, de digital e agora de cor.
EU sou uma "fotografa" de composições estudadas e planeadas, de pormenor, de filme e de preto-branco.
Depois do curso tenho fotografado pouco, vergonhosamente pouco, faltava-me sempre isto e/ou aquilo. Mas, tenho saudades do som do clique da minha máquina!
Tenho uma foto que para mim é A foto. Foi feita num dia solarengo perto da torre de Belém. Lembro-me bem desse dia, (ou pelo menos desse momento) queria fotografar, mas não estava a "ver" nada! Até que me sentei nos degraus em frente à torre e fiquei a observar o movimento das pessoas na ponte que dá acesso à entrada do edifício. Algo no movimento me chamou a atenção, a maneira como as pessoas andavam, quase todas em grupo, como paravam ou não paravam, como falavam e interagiam. Decidi que iria "experimentar" aquela ponte, aquele movimento.
Demorei algum tempo a escolher um enquadramento que me dissesse alguma coisa. Com torre ou sem torre? A ponte toda ou só parte? O grafismo por baixo da ponte ou mais céu?
Depois desta parte estar resolvida, surgiu-me a pergunta quantas pessoas em cima da ponte? A resposta imediata foi nenhuma, o que não deixa de ser engraçado porque o que me atraiu para esta foto foi precisamente o movimento das pessoas e de repente eu queria exclui-las completamente!
E assim lá estive à espera... à espera num dia movimentado na torre de Belém, por um momento em que não estivesse ninguém. A espera foi longa devo dizer.
A determinada altura estavam apenas um homem e uma mulher em cima da ponte e quase a finalizar a ponte, quase a sair do meu enquadramento, quase a chegar o momento pelo qual eu estava à espera, pararam de costas para mim a conversar.... e eu adorei! Afinal era por aquilo que eu estive à espera e *clique*.... duas horas, uma foto e uma rapariga muito feliz.

É disto que eu tenho saudades....

O fim de semana passado comprei um rolo. O meu plano é colocá-lo na minha máquina "fish-eye" e ir, este fim de semana, fotografar canais para Amsterdão. Pode ser que eu veja algo que me faça realmente sentido... Não vou conseguir estar duas horas parada à espera com este frio... vamos ver como corre a experiência.

No comments: