Wednesday, January 7, 2009

Diferente

A maior parte das pessoas quer ser diferente, não ser igual à maioria, distinguir-se de alguma dos outros.
Ontem tive um momento de diferença. A sensação foi boa, juntamente com o reconhecimento da diferença, veio um reconhecimento de valor e capacidade. Ora o que se passou, ontem à tarde, tínhamos um senhor com uma sonda de gastrostomia completamente bloqueada. Tentámos tudo, não resolveu.
A médica disse: Esperamos mais umas horas.
Eu disse depois de termos o valor da glicémia: Temos de fazer alguma coisa já.
A solução: Colocar uma sonda naso- gástrica.
Grande burburinho, quem a vai colocar. Eu não sei colocar, dizia a médica, a enfermeira de ronda diz que também não arrisca a colocar.
Eu coloco digo eu.
Tornei-me a heroína da tarde. Eu ia fazer algo "grande", a aluna que tinha terminado o turno ficou para assistir, a médica queria que eu lhe explicasse.
Este acto caricato, para nós enfermeiras em ambiente hospitalar, é naquela instituição algo complicado, que só os "capazes" podem fazer. Ora, ontem recebi o titulo de "capaz".
Duas horas depois um outro médico que ouviu a história, pergunta-me: " então conseguiu colocar?" Como se fosse algo muito difícil de conseguir.

No comments: