Wednesday, January 13, 2010

Sonhos

Ultimamente tenho sonhado (acordada) muito com o facto de possuir um quintal. Um quintal com um limoeiro, uma macieira, uma tangerineira, com um pé de rosmaninho, um pé de tomilho, um loureiro, um pé de lúcia-lima e claro uma Carlota.
Nestes sonhos vejo-me a cuidar estas plantas e árvores, vejo-me a colher os frutos e a utilizar as plantas na cozinha. Vejo-me acima contente feliz.
Creio que me passa pela cabeça de vez em quando que seria feliz se tivesse estas coisas mas com a idade que tenho já sei o suficiente para saber que isso é apenas uma visão deturpada da vida, e da felicidade.
Já li em muitos locais que a felicidade não está no fim, encontra-se sim no caminho. Eu percebo isto. Eu até acho que seja verdade. Contudo, seja lá porque motivo for, não consigo aplicar este princípio à minha vida do Dia-a-dia. Desde que me mudei para a Holanda que me sinto mais triste, mas a culpa não é deste país, não são das pessoas que não conheço, não é da diferença da cultura. É minha.
Eu é que gerei em mim um medo, que me acompanha para todo o lado e que me impede de aproveitar o que aparece, de desfrutar as coisas boas deste país...
De onde veio este medo? Não sei. Não faço a mínima ideia. O meu psicólogo fez-me vezes sem conta analisar a veracidade deste medo. Será que tem sequer sentido em existir? Não, não tem. A maior parte das pessoas com quem tive de interagir em holandês, reagiram bem à minha pessoa. Não percebo. Mas não consigo deixar de ter medo. Cada vez que sei que vou ter de interagir com alguém, o medo começa a surgir e gira e gira na minha cabeça. Começo a sentir-me mal, não consigo dormir, não consigo descansar, a única coisa que me apetece fazer é fugir e evitar ao máximo a "coisa perigosa" que me ameaça. Acabo por me isolar. E quando se está sozinha à imenso espaço ao nosso lado para os medos, as fantasias crescerem, desenvolverem... Quanto menos interajo, menos o quero fazer...
Mas o que me irrita mais? É eu perceber o problema e não ter força para o resolver. Fico chateada, zangada comigo...começo a duvidar das minhas capacidades e começa a ter uma muito má opinião de mim...

2 comments:

uva trincada said...

hummm...

um abraco

carina said...

Se calhar temos de fazer uma terapia...de grupo. Também não conheço pessoa mais assustada que eu.Mas temos uma diferença...eu sei o que temo, por mais parvo que seja.
E já pensáste dedicar-te á agricultura? Ou a uma estufa? Vender flores? È bonito.
E se calhar não me enganei...como queres execer a tua profissão com tantas inibições?
E dedicares-te a animais? Veterinários etc (essa ideia até já nem é nova para ti, pois não?)