Thursday, January 14, 2010

5ª feira é...

dia de passeio. Pelo menos é o que eu estou a tentar fazer. Uma forma de me "Obrigar" a sair de casa. Porque é tão fácil arranjar desculpas para o não fazer. principalmente quando se olha lá para fora e só se vê branco.
mas hoje até o tempo ajudou. Está/esteve um dia de sol e céu azul fantástico.
Fui ao museu De hallen aqui no centro de Haarlem. Eu adoro ir a museus, adoro a versatilidade dos museus, que mudam o seu aspecto de exposição para exposição. Gosto de entrar numa sala e vê-la ampla com peças a ocupar todo o espaço mas ainda gosto mais quando na exposição seguinte a mesma sala ampla está compartimentada em diversos espaços para de visionar vídeos e da vez seguinte está pintada com cores berrantes e da vez seguinte consegue-se ver a rua...
A exposição que vi é uma colectânea das últimas peças adquiridas pelo museu nas áreas de fotografia e vídeo.
Não gostei de nenhuma obra em particular, contudo achei várias interessantes. Intrigou-me um par de fotos pertencentes a um trabalho " auto-retrato como outra pessoa". Ou seja é um retrato do artista a representar ( neste caso) auto-retratos de outros artistas. Quem é o objecto da foto? quem é que está representado? O próprio artista ou o seu ídolo? Outro que eu achei interessante foi um vídeo "Sex is sentimental", o artista numa forma caótica e acelerada questiona-se sobre o que é o amor?, o que é o amor pela arte? o que é arte? o que quer da arte? No meio do caos, surgiu uma frase que me captou a atenção, o artista diz que o seu objectivo é que as pessoas ao verem a sua arte formem pensamentos diferentes dos dele. :)
Gosto desta ideia que as peças de arte têm uma função para além de serem visionadas e admiradas. Gostei da ideia de uma obra de arte provocar uma reacção uma emoção, um pensamento, ideias.
Quando estou a ver uma exposição apetece-me (a maior parte das vezes) experimentar alguma coisa. Nesta exposição por exemplo surgiram-me duas ideias para fazer uns vídeos. :)
É sempre bom quando sentimos a nossa cabeça a funcionar...
Acho que é por isso que eu gosto de a museus, para pôr a cabeça a funcionar!

No comments: