Friday, January 22, 2010

Relativizar

Relativizar é importante, ou pelo menos é útil. É um "instrumento" que pode ter bastantes benefícios quando lidamos com problemas. Quem o souber utilizar com mestria, consegue diminuir o "peso" que determinado "problema" tem. è nesta área que cai o famoso dito "Há sempre alguém pior que nós!" O que nos pode levar a pensar que se há alguém pior que nós, então a nossa situação não pode ser assim tão má.
Contudo, e dada a maravilha que é o conjuntos dos nossos ditos, é claro que existe um dito contrário: " Com o mal dos outros posso eu!".
Ora bem, esta conversa vem toda, porque ultimamente tenho andado a tentar relativizar. O que tenho notado é que eu consigo fazer o processo mental, eu até consigo chegar ao ponto de achar o meu "problema" ridículo e sem razão de ser. Ao chegar aqui a este ponto poderia pensar que seria mais fácil lidar com a situação ( visto que já não é problema passa a ser situação). Pois é precisamente neste ponto que eu falho redondamente. Acho que não é só uma questão racional, não é só necessário pensar que a situação é menor( ou menos significativa) do que realmente é preciso também senti-lo. O medo e a ansiedade são emoções. E são estas que me causam dano e são estas que eu não consigo relativizar. Após o processo mental todo, as emoções continuam presentes.

Ou se calhar como o João diz, o meu grande problema é pensar demais. :) sim também pode ser isso!

No comments: