Sunday, March 22, 2009

Um dia bom....

A previsão do tempo para a próxima semana é uma desgraça... Então ontem quando acordamos e reparamos que estava um sol e céu azul lindo decidimos ir passear. Nada de compras ou de limpar a casa... passear e recarregar energias com este sol.
Fomos para Amsterdão... Poderíamos ter aproveitado para visitar outra cidade, mas a preguiça falou um pouco mais alto!

Chegar a Amsterdão às 10H é muito bom, as ruas não estão desertas mas também não há muita gente na rua! Apesar do sol, estava frio e tivemos de evitar os passeios à sombra.

O nosso primeiro destino foi a Huis Marseille, um museu de fotografia situado numa das casas do canal. A casa em si é lindíssima e como não podia deixar de ser enorme. Poder circular pela casa já é em si, uma experiência muito boa. A exposição que me atraiu lá foi: "Daguerreotypes of the Enschedé family".
Desde o ano passado, quando andei a seguir as aulas de história de fotografia, que fiquei com curiosidade de ver um daguerreotype. O professor na altura tinha falado de uma forma tão entusiasmada e cativante que a minha curiosidade foi aumentando.
Ao perceber que existia esta exposição aqui tão perto não poderia deixar de lá ir...
Foi excelente ver imagens com mais de 150 anos... Imagens datadas do ano do "nascimento" da fotografia 1839. Alguns têm uma qualidade excepcional, de detalhe, de exposição...
Eu adorei a experiência!

Ao sairmos de lá o João decidiu ir comer hamburguers ao melhor sítio da cidade o Burgermeester. Cada um comeu um mini trio, a combinação de 3 hamburguers mini. O meu preferido foi o de borrego e compota de cebola roxa. Que delicia! A carne suculenta e a compota, algo completamente diferente mas que era excepcional. Vou tentar arranjar uma receita para fazer em casa!
Eles oferecem ainda hamburguers vegetarianos e de peixe!

O destino seguinte foi o Vondelpark. Afinal o objectivo era apanhar sol! Ontem não ficamos pela zona do costume logo ao início, fomos andando andando até encontrarmos um banco ao sol. O único banco livre e ao sol que encontramos, foi na zona do jardim de rosas. Não fazia a mínima ideia que esta zona sequer existia. Lembrei-me de que Maio é o mês das rosas e por isso quero lá voltar nessa altura do ano. De momento, o que se vê são as roseiras podadas e nada mais, mas pelo numero e pelos diferentes nomes das plaquinhas, aquele jardim tem muita potencialidade.

Depois de lermos uns quantos capítulos dos nosso livros, e quando o vento começou a ficar um pouco mais frio, fizemos o regresso a casa.

Hoje ainda não sei o que me aguarda, mas o dia não está tão promissor!

No comments: