Thursday, March 26, 2009

BINGO

Terça-feira foi dia de BINGO. No voluntariado cerca de 3x por ano, há bingo. Pediram-me para ir ajudar e eu prontifiquei-me logo. Foi uma tarde muito bem passada. Primeiro eu adoro jogos, nem que seja BINGO. Segundo ao chegar lá e perceber que os velhotes estão todos contentes por irem jogar, que há sorrisos e uma energia positiva por todo lado. É impossível não nos fazer sorrir e sentir bem! Ajudei a arranjar a sala, a servir bebidas, a seleccionar os números, a dar prémios. Os prémios eram os mais variados desde CD's do Frans Bauer ( cantor "pimba" holandês) até pacotes de batatas fritas com um belo laçarote.
Todos ganharam, não interessa se foram os primeiros ou não. Conforme foram fazendo BINGO, levantavam-se e iam escolher o seu prémio. O entusiasmo era tanto que muitos até se esqueceram que precisavam de bengalas para andar. :)
Para tornar a ocasião ainda mais especial, as bebidas são diferentes do habitual chá e café. Nestas alturas há coca-cola, sumo de uva e Advocaat uma bebida alcoólica que se come com chantily e à colher.
Desta vez experimentei Advocaat é uma "bebida" que cor amarela ( é feita de ovo) com a consistência de mousse. Eu não gostei!
Com estes velhotes já tive umas quantas experiências culinárias que me desapontaram. A primeira foi com Vla, os velhotes adoram. Quando podem escolher vla como sobremesa nem hesitam. O que me levou a pensar.. "humm aquilo deve ser muito bom!" Vim para casa e comprei um. Eu não lhe achei piada nenhuma!

Mas na 3ª feira trouxe também notícias más, do voluntariado. O lar vai fechar em Julho de 2010. Não é a crise. São as freiras. As instalações estão a ser alugadas a umas freiras, que decidiram que a partir do verão de 2010 querem ter um jardim maior. Porque não querem continuar a alugar o espaço e pretendem demolir. Os velhotes sentem-se muito tristes e desorientados porque vão ter de procurar uma nova "casa"! Alguns moram ali há mais de 5 anos, construíram amizades e relações e não há garantia que fiquem juntos numa outra instituição. Freiras malucas é o que todos lhes chamam! ( Gekke nonnen!)

No comments: