Thursday, March 26, 2009

Experiências culinárias

Desde o inicio do ano que ano com a ideia de que quero aprender a cozinhar. Ora, eu sei cozinhar, mas queria adquirir aquele conhecimento, que transmite segurança que se eu misturar este ingrediente com aquele vai ficar bom. Andei à procura de escolas culinárias. As poucas que encontrei são caríssimas e o conteúdo não me satisfazia.
Eu bem sei que muitas pessoas que cozinham muito bem, não foram a escola nenhuma e o conhecimento que têm foi de muitos anos de experiências. Muitos enganos, muitas receitas falhadas. Eu sei disso! Mas tenho um problema muito grande com o experimentar na cozinha, quando algo sai mal e tenho mesmo de deitar fora porque não está comestível, sinto-me muito mal, de alguma forma culpada e a sensação de falhanço é tal que evito ao máximo experimentar.
Ou melhor, evitava! :)
Ultimamente tenho me dedicado a fazer coisas novas. Esta semana experimentei fazer Sheperd´s Pie, um prato que eu comi num restaurante irlandês, que me soube tão bem que quis repetir em casa. Saiu muito bem mas... há que fazer uns ajustes (claro!), o principal é na escolha da carne. A carne picada que eu compro aqui no supermercado ao pé de casa é muito gordurosa, o que faz que o prato não atinja todo o seu potencial. E claro, ajustar as doses, porque afinal só somos dois e eu faço sempre comida para 4 ou 6.
Ontem fiz lulas recheadas ( que trouxe de Portugal! Quem oh quem anda a viajar com lulas recheadas congeladas na mala? EU!:) ), estavam muito boas! Ontem ainda experimentei fazer tarte de maçã. Pois... digamos que não ficou mal de todo e que a tarte tem potencial. São precisos muitos ajustes, desde a escolha da maçã, a quantidade de canela, e a forma de fazer a massa. EU pensei se sou capaz de fazer pão, também sou capaz de fazer massa para tarte! Não é bem assim! Mas o pão também não saiu bem à primeira! :)

Outra coisa que tenho de modificar ( talvez?) é que tenho a mania de experimentar as receitas, mas com o que tenho cá em casa. Por exemplo, se eu tenho rosmaninho e a receita pede timo, se pede caril e eu só tenho mistura shoarma, se pede iogurte grego e eu tenho iogurte magro natural holandês, se são precisam espinafres e eu tenho brócolos.... eu não vou comprar só para experimentar a receita...
Nas receitas em que fiz a troca não houve grande problema, mas noutras...

São os ingredientes e os utensílios! Na internet, o meu local de aprendizagem de muitas técnicas, existe uma cultura quer em culinária quer nos "crafts"- trabalhos manuais, que para se fazer algo e atingir bons resultados tem de se utilizar utensílios XPTO!
Recuso-me, não acho que a maior parte dos utensílios ditos indispensáveis, não o são! Não compro nada, sem primeiro ver se posso substituir por algo que tenho cá em casa. Uma das razões é que o facto de eu não saber quantas vezes é que no futuro vou de facto utilizar aquele utensílio, o que se poderia traduzir num autêntico desperdício.
Até ver, o meu rolo da massa é uma garrafa vazia de vinho, o meu cortador de biscoitos é um copo, o meu "utensílio-especial-para misturar-manteiga-e farinha-sem-a-manteiga-derreter" são as minhas mãos. A minha faca de chefe, continuará a ser a minha faca que já tenho há 5 anos, afiada. Também qual é a vantagem de demorar menos de um minuto a cortar cebola?
Lembro-me sempre que a minha avó não tinha utensílios especiais, que quando a minha mãe lhe levou uma panela de pressão, olhou desconfiada.... e mesmo assim cozinhava muito bem. Se eu algum dia cozinhar tão bem como ela, ou como a minha mãe, serei feliz!

No comments: