Monday, May 19, 2008

World Press Photo


Foto por: John Moore

No Sábado, fomos à exposição World Press Photo. A foto em cima, foi a que me estimulou mais pensamentos e sensações. È uma foto de John Moore, na sua reportagem sobre o assassinato de Benazir Bhutto. A foto foi tirada momentos após a explosão da bomba, pouco ou quase nada se "vê" da explosão na foto. Mas vê-se a agitação, a pergunta "o que é que se está a passar?" que fica no ar,... quando uma bomba explode  há movimento, há agitação, há desnorteamento, há medo, há terror, há pânico... e para mim esta foto transmitiu-me isso tudo! Funcionaria sem o suporte da explicação escrita? Não sei, talvez não! Seria um foto sobre movimento e confusão. Mas com a contextualização dessa confusão, fica enriquecida, valorizada!
Mais uma vez , depois de ver esta exposição pergunto-me será que só há coisas más a ocorrer no mundo? Será que só as noticias/as reportagens sobre destruição merecem prémios? Parece que de certa forma se valorizam essas situações em detrimento de outras mais positivas,mais construtivas? Será que não aconteceu nada positivo no mundo o ano passado?

1 comment:

Anonymous said...

É pertinente a tua observação, pois normalmente premeiam-se fotos sobre temas problemáticos. Se calhar é uma forma de alertar a opinião pública acerca dos principais problemas da actualidade.