Tuesday, May 13, 2008

Apanhar fresco

Quando estava a preparar as roupas para trazer para aqui, achei que não seria necessário trazer roupa fresca/de verão. Como estava enganada! Há mais de uma semana que tem estado muito mais calor do que em Lisboa. A afluência às praias tem sido de tal forma que até foram escalados comboios extra. Nunca esperei dizer "que bafo!" ao sair para a rua aqui nesta terra mas é verdade que bafo. As esplanadas no centro da cidade multiplicaram-se por toda a parte. As cadeiras saíram da sala, da cozinha para a porta de casa. Há muito mais "pele" à mostra!Tudo está diferente!

Coisas engraçadas de verificar, queres um lugar para jantar? Escolhe um sem esplanada, está vazio na certa! Queres ir ao cinema? Não haverá problema nenhum com enchentes, porque está toda a gente a aproveitar o sol! Quando digo isto é a esturrar ao sol, que até parece blasfémia ir para debaixo de um chapéu!

Com estas condições climáticas e visto a nossa casa ser virada a sul (por isso tem sol o dia todo e é um forno), dedicamos grande parte do nosso fim-de-semana a uma actividade que a minha avó adorava - apanhar fresco! Consiste em escolher um lugar fresco, longe do sol, e ficar por lá, a falar ou não, a dormitar ou não, a fazer algo ou simplesmente a não fazer nada! Em Viseu ( terra da minha avó) esta actividade era realizada sobretudo no verão, à tarde na parte de trás da casa (com a companhia das galinhas), à noite no "patim" à frente da casa! Sempre acompanhada de água fresca.

E nós?... Bem, nós fomos, no domingo, para um jardinzito perto de casa e na segunda para o Vondelpark em Amsterdão! Foram duas experiências completamente diferentes.
No domingo, estávamos nós, com a nossa toalha de pic-nic, binóculos , livros e biscoitos (esqueci-me da água!) e apenas mais dois rapazitos, que decidiram dedicar grande parte do sua tarde a pescar os peixes do lago com pão!!! Andavam todos tristes, não parecia estar a funcionar(!!), mas não desistiram, estiveram para ali umas 3 horas a "pescar"!

Eu aproveitei para observar pássaros com os meus binóculos, estavam visíveis: uma garça real, gansos do Egipto, galeirão comum, gralha-de-nuca-cinzenta, pato bravo, melros e corvos. Pelo menos estes foram os o que eu vi e consegui identificar.

A minha observação com binóculos deve ter perturbado um morador das redondezas, que veio meter conversa comigo, perguntar-me o que eu estava a ver. Quando lhe disse que observava os pássaros, pareceu mais descansado e começou a partilhar a sua sabedoria comigo, sobre os mesmos. EU sei que é uma generalização e claro deve haver excepções, mas eu acho que os holandeses são muito curiosos/cuscos e se querem saber alguma coisa perguntam.

No domingo, no Vondelpark, a grande diferença é que havia muita, muita gente! Pessoas a cortar o cabelo ( isto eu nunca tinha visto antes!), a tocar, a ouvir musica alto, a jogar os mais variados jogos, a patinar, a andar de bicicleta, a ler, a conversar a dormir, a namorar, a filmarem-se uns aos outros a fazer figuras tristes etc etc etc.

Não levei os binóculos ( também no meio de tanta gente ainda arranjava problemas)! Mas ainda consegui ver bastante pássaros. Nós ficamos mesmo perto do lago, à sombra, a certa altura chegou-se uma gansa com 4 filhotes e decidiram vir para perto de nós dormir, que coisa linda!

1 comment:

ei! kumpel said...

tal e qual!! nunca esperei dizer "que bafo" em inglaterra, mas é exactamente um bafo que tem estado! a casa aqueceu um bocado, mas eu estou a adorar :))

beijinhos!
margarida