Monday, September 28, 2009

Burocracia

Hoje fui renovar o meu BI e (acabei por ter de fazer também o meu passaporte) e tive a oportunidade de admirar essa "coisa" que é " a máquina burocrática portuguesa"!
Já ouvi imensas queixas dos serviços aqui na Holanda, queixas que soam quase a um "lá em Portugal é que era melhor"! Convido todas as pessoas que fazem queixas deste género, a que se dirijam ao consulado português e renovem o seu bilhete de identidade!

1º estavam 3 pessoas á minha frente e demorei 2 horas para ser "despachada"!

2º O prazo de entrega do BI, depende a quem se pergunta, as respostas que eu ouvi foram de 2, 3 e 4 meses. E a pessoa que disse 4 meses não garante que ao final deste tempo esteja pronto!

3º apesar de neste país de haver bancas em mercados de rua em que se consegue pagar com multibanco, o mesmo não acontece no consulado!

4º Ouve-se a explicação de que um " certificado de capacidade matrimonial", não é uma declaração mas sim um certificado de capacidade matrimonial. Isto dito umas 4 vezes da mesma forma para entrar bem, como se apenas o titulo do documento fosse por si só esclarecedor!

5º Ouve-se um dos funcionários dizer a alguém, que o que ele tem de fazer é um processo. Diversas e variadas vezes sem nunca explicar para que serve, o que é ou como se faz!

O aspecto é decadente e faz lembrar a repartição de finanças de santo amaro de Oeiras há uns bons 25 anos atrás.

Não digam que os serviços públicos/burocráticos aqui na Holanda sejam bons. Apenas digo que em Portugal não são melhores!

6 comments:

Angelo said...

Amiga, é reclamar lá com eles! Sem medos!

Eu continuo a dizer que sempre fui muito bem tratado no Japão. E até na Suécia!

J. Maldonado said...

1. Agora já não é BI, mas CC (Cartão de Cidadão), que é um documento único que engloba o nº de identificação civil, contribuinte, segurança social e de utente do SNS.
Dizem que a partir de 2012 os serviços da Administração Pública serão todos informatizados de modo a estarem preparados para o CC. Tenho as minhas dúvidas...

2. Os serviços consulares são um espelho da nossa Administração Pública...

vermelhinha said...

Maldonado é BI porque esse famoso Cartão do Cidadão ainda não é feito no consulado! :) O que eu vou obter é um cartão exactamente igual ao anterior!

J. Maldonado said...

Tristeza! :(
Pelos vistos os portugueses residentes no estrangeiro são tratados como cidadãos de 2ª pelo nosso país... Estou sem palavras! :|

Anonymous said...

As vistas sao giras.
O WC 'e uma desgraca.
E ouvi dizer que se fores ver a bola com alguem de la, o tratamento 'e diferente.

cream said...

Vermelhinha, só em finais de Setembro chegou a Dan Haag e Roterdão as novas tecnologias que permitem fazer o CC e não só, com comodidade e rapidez.
Infelizmente uma parte da Burocracia em Portugal e nos Consulados, está relacionada com uma má gestão, isto é, criam as bases e depois não as desenvolvem mas fazem crer à população, em geral, que está tudo a funcionar. A aplicação informática está desenvolvida, mas os servidores que as suportam são obsoletos, obrigando quem com eles trabalha a verdadeiros milagres. Estão sempre em avaria ou quase sempre.
Quem presta o serviço, está mal preparado e desactualizado porque a informação chega-lhes tarde e de forma deficiente, isto nos Consulados. Infelizmente conheço essa má realidade.
Espero que esse B.I chegue são e salvo.
Abraço