Monday, September 14, 2009

Eu devia ir para a cama...

É verdade! Cheguei à 10 minutos a casa depois de fazer noite! Eu devia ir para a cama mas estou com a cabeça "a mil" e sei se for para a cama agora não vou conseguir dormir. Tenho de desabafar... quem sabe ajuda!
Os "chefes" do meu serviço são das piores pessoas a fazer escalas. Os exemplos são tão absurdos, que cada vez que os vejo não sei se hei-de rir ou gritar. ora bem.... o mínimo aceitável são 4 pessoas no turno da manhã... na próxima semana na 4ª estão escalas 2 e na 5ª 6, na semana seguinte na 3ª 1 e na 4ª 5. Por muito complicado que seja fazer uma escala e por muitos pedidos que o pessoal faça, como é que alguém pode achar que uma escala assim está pronta? é claro que depois os chefes passam metade dos seus dias a telefonar às pessoas a pedir-lhes se podem dar um jeito e mudar o seu horário. Como fazer escala para um serviço é complicado contrataram uma enfermeira de propósito apenas para fazer a escala de 4 serviços! A "jovem" que vinha com muita vontade e entusiasmo, passado 3 semanas depois e centenas e e-mails com pedidos e outros tantos com queixas porque o horário não ficou bem feito! Disse-lhes "adeuzinho!" e mandou-os às urtigas! Despediu-se em 3 tempos! Fez a senhora senão bem!
Não é fácil agradar a gregos e a troianos, é um facto conhecido!
Ainda se torna mais difícil, fazer escalas e agradar a todos, quando uma não trabalha 4ª de manhã, outra só pode fazer tarde 3ª e 6ª, a outra trabalhar 5ª feira à tarde é impossível.a outra sai às 14H mas aos fins-de-semana sai às 15:30, a outra trabalha e 3 em 3 fins-de-semana, etc, etc, etc.... Não é nada fácil! Não admira que façam tanto ênfase na capacidade de ser flexível quando estão a contratar alguém!
está feita a queixa dos horários...
Seguinte...
A falta de pessoal... é um mistério muito grande! Soube a desculpa de que "temos de poupar dinheiro, antes que a crise nos afecte" aconteceu um fenómeno muito estranho, estamos com muito menos pessoas a trabalhar sem ter havido despedimentos! Pois é.. mas deixou de se possível contratar pessoas pela agência de trabalho temporário. Aliás estritamente proibido!
Saiu um memorando com a "noticia" e com vários pedidos, o primeiro para as pessoas trabalharem mais horas extras, o seguinte para as pessoas estarem disponíveis para "quebrar os turnos" ( bem a expressão em holandês faz sentido, em português é muito estranha), isto é: Amigo se trabalhas 24 horas e tens 3 turnos de 8 horas por semana, junta-te à malta e faz 4 de 6!
No final da lista destes pedidos de "colaboração", vem uma informação brilhante! Durante o turno na noite em vez de haver 10 pessoas ( 1 por serviço, claro nada de maluquices!), passam a ser 8! Agradecemos a vossa colaboração para se organizarem da melhor forma possível, para darem assistência ao serviço, que ficou sem assistência à noite! fazemos todos parte da mesma equipa e temos de trabalhar em conjunto!
Eu acho tudo muito bonito, assim escrito , ou dito no meio de um discurso encalorado!
A minha experiência diz-me alto lá!
Ontem o combinado é que eu daria assistência das 2 às 4 horas. Nesse período, há um senhor agitado. Gritou imenso tempo e percebi que estava a pedir algo, mas eu não conseguia perceber o quê, o senhor tem uma afasia. Como não suporto abandonar ninguém assim naquele estado, fiz das "tripas coração" e lá chegámos a um entendimento "Queria leite quente!"
A sensação foi " oh meu amigo já podia ter dito antes!". Lá foi a Silvia, toda contente, como se tivesse descoberto a pólvora, aquecer leite!
Quando voltei, o senhor já não queria leite e ainda bem! porque como eu vim a saber ( mais tarde) o senhor tem problemas de deglutição, os líquidos têm de ser engrossados, caso contrário há grande perigo de engasgamento.
Não houve passagem de informação nenhuma, por isso o leite não estava engrossado!! É claro que eu podia ter lido no dossier dele, mas vou ter de ler cada dossier cada vez que alguém me pede algo para beber?
E o que fazer quando se está num serviço e alguém cai ou precisa de ajuda no outro?
Na descontracção holandesa, a culpa não é nossa, nós não podemos estar em dois sítios ao mesmo tempo, a culpa é de quem decidiu isto. Pode haver muita verdade nisso, eu acho simplesmente inaceitável que as pessoas fiquem sem assistência.
E tudo se vai complicar agora que introduziram um novo sistema de trabalho, o trabalho por rotas. A descrição faz todo o sentido, na boca de gestores e se não estivéssemos a falar de cuidar de pessoas. Mas desse sistema falarei mais tarde, quando eu própria o tiver experienciado. Começou hoje e posso para já dizer que começou mal!

Se estou contente com o meu trabalho? Não, de maneira alguma! O que me anima é ir às 3 horas da manhã, ajudar um senhor que não me conhecia de lado nenhum, e quando acabei ele despedir-se de mim com um sorriso e um olhar tão meigo, um olhar de gratidão!

No comments: