Tuesday, September 15, 2009

Teatro

Eu adoro teatro!

Já o devo ter dito algumas vezes, mas é verdade. Eu adoro teatro e é das coisas (entenda-se do ponto de vista cultural) que eu mais saudades tenho e mais falta sinto. A última vez que fui foi em fevereiro! No outro dia pus-me a ver que peças de teatro estão agora em cena em Portugal. Diga-se de passagem uma actividade nada saudável. Fiquei triste porque queria ir a muitas, mas não posso.
Além de ver teatro, gosto muito de ler textos para teatro. Tenho alguns livros, mas os meus preferidos são sem dúvida os de Shakespeare (também já o disse! :) )

Hoje acabei de reler "Conto de Inverno". Este texto está tão repleto de excessos como todos os outros. Excessos esses que aumentam o aspecto teatral, o que faz com que só funcione em teatro.

Eis um exemplo:

"Danado seja ele pelo seu acto.
Se o vilão conhecesse, eu lhe daria
O castigo. se houver defeito ou mancha
Na honra da rainha,-
Tenho três filhas, a mais velha de onze,
A segunda de nove, a terceira de cinco;
se se provar haver verdade nisso,
Elas hão-de pagar: por minha honra,
Estéreis as tornarei antes que cheguem,
Aos catorze anos para que não dêem
À luz bastardos, que são co-herdeiros;
Eu próprio preferia
Ter-me castrado,
Se elas não produzissem
Filhos legítimos."


Esta é a fala de um nobre, que por este meio tenta "mostrar", a inocência da rainha!
Consigo imaginar isto dito com uma voz bem colocada, intensa, acompanhada de alguns gestos largos "teatrais"! Consigo imaginar mas adorava poder vê-lo! :)

1 comment:

uva trincada said...

existe alguma possibilidade de trocar essa paixao pelo teatro portugues por uma paixao pelos musicais holandeses? hehehehhehe

(espero bem que não!!)