Monday, September 7, 2009

2009= relaxar

2009 seria o ano em que eu iria aprender a relaxar... pois é oito meses depois isso ainda não aconteceu. Relativamente a este assunto aprendi que das poucas coisas que funcionam comigo, não é concentrar-me na minha respiração e muito menos fazer exercícios de relaxamento, mas sim ler. Ler descontraídamente, ler perdidamente. Ir ao cinema e passear num parque também funcionam muito bem.

Este fim de semana dediquei-me a relaxar, não fiz nada em casa. Mas li dois livros "A cidade e as serras" de Eça de Queirós e "Afirma Pereira" de António Tabucchi, uma história simples, simpática e de certa forma inspiradora passada nessa cidade da qual eu tantas saudades tenho, Lisboa.
Vimos dois filmes "Crime e Castigo" e "Eros".
E fomos passear ao museu dos trópicos e ao jardim botânico de Amsterdão. Eu adorei o jardim botânico, principalmente a estufa de borboletas. Estive 20 minutos lá dentro e nesses minutos sei que não pensei em mais nada. A minha mente esteve apenas ocupada em procurar as borboletas, perceber quais eram as mais velhas, perceber que têm preferência por determinado tipo de plantas. Aperceber-me da fragilidade de uma vida que apenas dura 2 meses (ou menos). lembrei-me que também gosto muito da estufa fria de Lisboa, menos do nosso jardim botânico, e que também existe uma estufa de borboletas em Lisboa à qual eu nunca fui.
Como nos atrevemos a dizer que as outras cidades têm muito mais para oferecer sem nunca termos explorado ao fundo a "nossa" cidade! Apetece-me ser turista em Lisboa!

No comments: