Friday, October 24, 2008

Velhas amigas

De manhã quando vou trabalhar ainda é noite, geralmente fico tristonha, porque o que me apetece mesmo é estar a minha rica caminha. Mas esta semana como o céu estava limpo, tive oportunidade de rever umas "velhas amigas", Cassiopeia, Ursa Maior, Ursa menor, Orionte, Estrela Polar, etc. Estavam lá todas a dizerem-me bom dia!
Lembrei-me do tempo em que depois de passar horas de nariz para o ar no escuro, o céu deixou de ser uma amalgama de estrelas para se mostrar algo organizado e com nomes.
Lembrei-me também que gosto mais do "céu de verão" com a constelação de Sagitário (que mais parece um bule) e a constelação de escorpião, com o seu "coração" vermelho.
Lembrei-me do tempo em que chegámos a ir à Marinha Grande e a Niza, para fins-de-semana de encontros astronómicos. Fins-de-semana cheios de palestras e de observações com telescópios grandes.
Lembrei-me de quando ia a conduzir para o trabalho de manhã com o sol a começar a nascer e ver uma "estrela" no céu muito brilhante e de saber que era o planeta Vénus e de muitas vezes lhe ter dito, "bom dia vénus"!
Lembrei-me de a minha mãe dizer que nós não éramos normais, porque numa 6ª à noite em vez de irmos sair para bares e afins, íamos para o observatório astronómico de Lisboa , para assistirmos a palestras.

1 comment:

Angelo said...

Mas por ires p'á night ao observatório tens essas histórias todas para contar!!! Eu quando olho para o céu escuro, tudo o qe vejo são coisas desorganizadas. Não menos belas, porém!