Friday, October 24, 2008

Exposição fotografia

No fim de semana passado fomos a uma exposição de fotografia num museu aqui em Haarlem, o Teylers Museum.
O tema da exposição é o trabalho dos pioneiros na fotografia de viagem. A exposição é muito interessante.
O que mais me cativou e chamou a atenção foi a secção das fotografias estereoscópicas.
Fotografias geralmente em formato pequeno, pares, em que a fotografia da esquerda tem ligeirissimas diferenças da da direita, e quando colocadas nos aparelhos próprios, são visualizadas pelo nosso cérebro em 3D. Estas eram realizadas tendo em vista a sua venda, disponibilizando a "qualquer pessoa" imagens do mundo distante e desconhecido. E eram um sucesso!
fourofoursubmarinesindrak1.jpg
Os aparelhos utilizados para as visualizar, eram também objectos de ostentação de riqueza. pelo seu tamanho ( suportavam fotografias maiores e por isso mais caras), o materiais de que eram feitos e a sua decoração. Eu acho-os objectos fascinantes. Quando "segui" o curso de historia de fotografia fiquei com vontade de ter um, cheguei a procurar em várias feiras de antiguidades, sem sucesso. Agora depois de ter visitado esta exposição, a vontade ainda é maior.
Quando vi as fotos com o seu feito 3D, fiquei fascinada, maravilhada... e questionei-me se eu fiquei assim e vivo numa era em que a imagem faz parte do dia-a-dia, como terão reagido as pessoas daquela época?
As próprias máquinas para a captação destas fotografias também são lindissimas!
hf_6-4_fig56_weno.jpg

No comments: