Thursday, April 16, 2009

Passear

Este ano temos tentado passear um pouco mais por este país, do que o que fizemos no ano anterior. Afinal já que aqui estamos é melhor aproveitar.
O fim de semana de 4 dias da páscoa, veio mesmo a calhar.
Alugámos um carro e fomos ao outro lado do país, perto de Alemanha.

Na sexta feira o nosso objectivo era visitar o castelo "De Haar". O castelo é lindíssimo, assim como o parque onde se encontra. Tem inúmeras obras de restauro em curso o que a visita acaba por ser muito reduzida. Como não o sabíamos de ante mão, fizemos a visita, o que teve o seu lado positivo, pois eu percebi cerca de 80% do que o homem dizia. O que me fez ficar orgulhosa!
DSC_0120.jpg
DSC_0127.jpg

De seguida fomos em direcção a Nijmegen. Porquê Nijmegen? Quando estivemos em Maastricht ficámos a saber que havia uma disputa entre as duas cidades para a classificação de qual das é a mais velha da Holanda. Ganhou Nijmegen, logo fiquei curiosa!
À primeira vista o que é Nijmegen tem que as outras cidades holandesas não têm... subidas e descidas. Subidas de fazerem a maior parte das pessoas descer das bicicletas para as subir!
O centro da cidade têm um ar muito novo, novo significa depois da 2ª guerra mundial, a sua localização próxima de rio e próximo da Alemanha, deve ter causado uma grande destruição. Não é uma cidade particularmente bonita, mas o dia estava muito solarengo e quente o que atribui uma energia especial até à cidade mais feia!
O passeio valeu a pena. Visitámos um museu de bicicletas, com bicicletas desde o inicio do sec XIX. è muito engraçado ver a evolução das bicicletas ao longo do tempo, até chegarem ao que nós conhecemos hoje.

DSC_0206.jpg
DSC_0211.jpg
No domingo fomos a Arnhem, para ver mos a exposição Ophelia no museu de arte moderna em Arnhem. Das personagens femininas Shakespearianas, Ophelia não é a que mais aprecio, mas depois de ver a exposição de Jonh Everett Millais fiquei com curiosidade de ver como é que outros artistas interpretavam a sua morte.
A exposição em si foi muito interessante. Acho sempre engraçado ver como é que diferentes pessoas se expressam de maneira diferente sobre um mesmo tema.

DSC_0309.jpg
A cidade... parecia uma cidade fantasma, quando lá chegámos não se via praticamente ninguém ( e eram 12horas!) estava tudo fechado. A cidade é bonitinha mas transmitia o desconforto dos espaços vazios. Basicamente demos uma volta a tentar descobrir um local para comer, comemos, demos uma volta maior para chegar ao carro e fomos embora.
Ao sair da cidade demos com uma placa de sinalização que dizia War cemetery. O João quis visitá-lo e lá fomos nós!
Eu achei impressionante ver aqueles cerca de 1750 túmulos.
- João isto impressiona-me e são só uma ínfima parte das pessoas que morreram durante a guerra! Olha de estivessem aqui os túmulos dos 6 milhões de judeus!
- Então imagina se fossem os 20 milhões de russos...

Senti-me angustiada e envergonhada. Envergonhada porque pouco ou nada sei sobre a 2ª guerra mundial. Nada posso fazer para modificar o passado, mas naquele cemitério achei que era minha "obrigação" informar-me melhor sobre o que aconteceu para relatar a "gerações vindouras"!

1 comment:

ei! kumpel said...

lindas fotos... e que rico passeio!

*margarida