Thursday, February 26, 2009

Estágios

Uma das coisas que me impressiona/intriga são a enormidade de estágios que existem no meu serviço.
Hoje quando cheguei ao serviço estavam lá mais dois estagiários. mas quem são estes agora?
Assim que tive oportunidade perguntei à minha colega. Estes jovens estão a estagiar para que nível 2, 3 ou 4? "Estes ainda não sabem o que querem." Foi a resposta. Hummm!?!
Ela lá me explicou. Pelo que eu percebi estes jovens estão ali para experimentarem, para seguir o ritmo normal de um serviço destes, para ver se de facto é algo que eles gostem e que futuramente querem estudar. Começam por ir uma vez por semana e vão aumentando frequência. Acho fantástico! Só espero que não se assustem muito! ;)

Resumindo agora como estagiários temos:

- 2 que ainda estão a ver se gostam da área;
- 2 que estagiam para "cuidadoras" diplomadas ( não há esta função em Portugal- mas são as que dão medicação, cuidam de feridas, administram O2, não aspiram secreções, cuidam de gastrotomias, mas não fazem intubações nasogástricas, algaliam mulheres temporariamente mas não permanente/, algaliam mulheres mas não homens, etc e tal)
- 1 para enfermeiro via a instituição;
- 1 para enfermeiro via escola de enfermagem.

A diferença entre os dois últimos ainda não sei....

Quem orienta esta gente toda... todos e ninguém... não há nada estruturado! Alguns deles contam como elementos e vão aprendendo conforme vão trabalhando. Por vezes, aprendem mal são chumbados, mas injustamente porque também nunca tiveram ninguém que lhes explicasse!
Para mim é um pouco complicado lidar com estes alunos diferentes, porque estou habituada quando explico algo a um aluno, tenho de lhe transmitir a informação completa... Por exemplo, quando se cuida de uma ferida, temos não só de executar o penso prescrito mas também de avaliar a condição da ferida. para avaliar temos de ter muitos mais conhecimentos. Como é que eu vou explicar a uma pessoa apenas como é que se retira o penso anterior, se lava e desinfecta e se faz o penso novo sem ensinar como é que se avalia???
Basicamente tenho pena dos miúdos... parece-me que são mais explorados, do que propriamente ensinados.

No comments: