Thursday, February 5, 2009

Avaliações

Em Portugal o meu horário era rígido. O turno da manhã era das 8 às 16H, quando era rendida um pouco mais cedo, conseguia sair um pouco mais cedo, sair 15 minutos mais cedo era um luxo e sabia-me muito bem. Na altura refilava da inflexibilidade do horário, mas uma vez que trabalhava por turnos conseguia organizar-me para fazer as minhas coisas nas minhas folgas.
Agora trabalho num serviço que é flexível, em várias coisas em demasiadas coisas devo eu dizer.
Numa bela manhã de quinta feira começamos a trabalhar 5, algo muito raro acontece,r um verdadeiro luxo. Às 12, sai uma que o seu horário tinha acabado, às 13H, sai outra que o seu horário tinha terminado, às 13:30, sai outra que devia trabalhar até às 16H mas tinha algo para fazer fora do trabalho e não podia continuar e às 14H a aluna tem uma reunião com a sua orientadora de estágio.
Às 14H fica uma, fico eu, com exactamente o mesmo numero de velhotes a precisarem de cuidados!

Outra questão em termos de flexibilidade. Ao principio achei uma maravilha trabalhar apenas 24H. Trabalhava menos e ganhava mais do que em Portugal, ideal.
Mas agora que trabalho e começo a analisar as coisas, esta flexibilidade tem muito que se lhe diga. Andei a fazer umas contas e de segunda a domingo contando os turnos de manhã e tarde ( não contei o da noite porque esses estão assegurados e é como se fosse uma sub-equipa), são precisas (considerando os mínimos) 336 horas de cuidados, nós temos 263 e como estão duas colegas num curso temos 247, o que são 89 horas a menos. Quem colmata o que falta os alunos? Que contam como pessoal! Como é que é o nível de ensino? Mau, a meu ver.
A maior parte do tempo os alunos estão sozinhos, não se sabe se avaliaram bem a situação ou não, se cuidaram bem ou não.
O mais caricato é que se todas as pessoas que fazem turnos de manhãs e tardes tivessem um horário completo o numero de horas disponível seria 360!!
A mim como trabalhadora sabe-me bem poder dizer que só quero trabalhar 24, mas os gestores do pessoal têm de avaliar e perceber se o serviço em questão comporta mais alguém a 24 horas ou têm de ter alguém a 36! Numa equipa de 10 existem 2 pessoas com horário completo!
Se calhar não precisam de contratar mais pessoas mas arranjar condições que torne aliciante as pessoas que já existem a fazer mais horas. Nem que fosse apenas mais 4 horas por semana!!!

Tenho analisado bastante a situação deste serviço e apesar de existirem não sei quantas pessoas, com funções diferentes, com capacidades diferentes , há uma função que simplesmente não existe, a função e Auxiliar da Acção Médica.
Que é absolutamente essencial num serviço. A reposição de material, a arrumação de consumíveis, a desinfecção de equipamento, a arrumação de roupas, os "recados" a outros serviços, o transporte de doentes a outros serviços tipo consultas e afins, e claro a auxilio no cuidado directo aos doentes.
Neste serviço não há! Quem é que faz toda a gente e ninguém. Porque é função de toda a gente mas não executa ninguém. No fim como é lógico, todas as pessoas se queixam que as coisas não estão feitas.
Uma não faz porque é enfermeira e não é função dela, a outra não faz porque não foi ela que pediu o material, por isso não tem de ser ela a arrumar. A outra não repõe o material de incontinência porque isso é função da y (apesar da Y já estar de folga há 4 dias)!
Isso irrita-me e esta desorganização dá-me cabo da paciência. Então lá vou eu antes de ir preparar a medicação, preparar a roupa suja para a lavandaria, substituir os recipientes do material de incontinência, arrumar o carro de pensos, ou arrumar o material que foi pedido... Nunca me caíram as mãos por o fazer, e não me caiem agora. Só que não é nada estruturado é tudo no ar. E achar que só eu é que faço... faz-me sentir cada vez mais desmotivada!
Depois começam os sentimentos "Gaita a outra não faz porque é enfermeira... eu também sou!", sentimentos que só contribuem para a minha revolta porque continuo a ser enfermeira e continuo a fazer o que for preciso para que o serviço funcione um pouco melhor.

A minha avaliação estende-se por outras questões, mas por hoje vou ficar por aqui!

No comments: