Thursday, October 22, 2009

Orgulho

Geralmente quando se chama alguém de "orgulhoso/a", tem uma conotação negativa. Mas eu acho que o orgulho é necessário à construção de uma auto estima saudável.
Ontem durante o meu turno no trabalho houve 3 situações das quais me orgulho e que me causam alguma satisfação.

1) sentei-me 5 minutos perto de uma senhora a conversar com ela. O que foi uma experiência valiosa, aprendi como consigo comunicar com ela de forma calma. é surda do ouvido direito, o que faz com que grite em vez de falar. mas ao falarmos calmamente ao ouvido esquerdo conseguimos conversar o que lhe transmite também calma. Recompensa: ao ajuda-la a deitar ouvi pela primeira vez da sua parte: "Obrigado pela ajuda!" e um "posso-lhe dar um beijinho?".

2) Limpei um senhor a quem se tinha solto o saco de colostomia. Acho eu uma das piores experiências para quem tem de usar uma colostomia. orgulho-me de o ter feito sem o culpabilizar. Não foi ele que o soltou! Com calma e paciência lá conseguimos resolver a situação. No final disse-me: "Obrigado por não se ter zangado comigo! As senhoras lá em baixo ( no restaurante) começaram logo a ralhar-me." E lá vai mais um abraço!

3) "Pode andar um pouco comigo?" Sim posso! O passeio foi curto , fomos até à porta de entrada e voltamos. Não durou mais do que 5 minutos! A velhota ficou toda contente.

São estas situações que me fazem lembrar porque é que eu gosto de ser enfermeira. É das coisas que mais prazer me dá, ajudar pessoas. Por isso é que fico tão desanimada com este emprego porque não me é dada a oportunidade de fazer estas coisas a muitas mais pessoas. Um trabalho que nos obriga a correr de um lado para outro e de estar constantemente a dizer "agora não posso, agora não posso!" Um serviço de reabilitação em que preciso as pessoas fazer malabarismos com tempo, para conseguirem acompanhar no exercício de andar. Se nós tivéssemos "tempo", a duração da reabilitação destas pessoas podia ser encurtado.
na minha entrevista de trabalho disse ao meu chefe que eu poria sempre pessoas à frente de papeis. Eu estou-me marimbando para planos de cuidados todos pipis se eu não os posso executar. Prefiro destinar o tempo perdido na sua realização e na sua avaliação, a cuidar das pessoas sem ter nada escrito. prefiro andar 10 minutos com uma senhora, do que demorar 10 minutos num plano de cuidados a escrever que o ideal era andar 10 minutos com a senhora. Prefiro ajudar alguém a comer, do que escrever que esse alguém precisa ser estimulado.
Não faço tudo bem, não faço coisas boas todos os dias mas gostava!

2 comments:

Angelo said...

E fazes tu muito bem! Assim mesmo é que tem que ser. Se os outros não o fazem, não te sintas estranha com isso! Estás a fazer o que está certo!

uva trincada said...

:)))