Monday, October 19, 2009

Livro e filme

O livro
No que diz respeito a leitura, ando muito irrequieta. Inicio não sei quantos livros, leio um capitulo ou dois, mas a leitura não flui e não me sabe bem. Depois de tanto enrolar, lá desisto e tento encontrar outro que me satisfaça.
Finalmente a semana passada consegui ler um inteirinho e soube-me mesmo muito bem. O livro a alcançar essa proeza foi "Five quarters of the orange" de Joanne Harris. Gostei bastante do livro. Gostei da ideia de que as coisas que fazemos, por mais inocentes que sejam, poderão ter influência na nossa vida e na dos outros. Gostei da ideia que muitas pessoas assumem que sabem o que os outros querem e pensam, sem nunca terem perguntado. Gostei da ideia de que as pessoas se limitam a si próprias por medo de tentar/experimentar. Quando digo que gostei da ideia, quero dizer que gostei de me deparar com a ideia, para poder pensar na mesma. Fiquei entusiasmada e quis ler o livro anterior "Blackberry wine", para grande tristeza minha não há à venda nas livrarias de Haarlem. Tenho de o ir procurar em Amsterdão.
Quando a minha amiga Carina me veio visitar nas férias pedi-lhe para ela me trazer doce de tomate e a "Morgadinha dos Canaviais" de Júlio Dinis. Este foi o livro que comecei ontem. Logo na primeira página, me apercebi que tinha pedido o livro errado afinal o que eu queria era os "Fidalgos da casa Mourisca". Não há problema nenhum trago-os depois.

O filme
Este sábado fomos ao cinema ver Julie & Julia. Eu adorei o filme, principalmente porque me revi nele. Não na parte culinária da coisa mas porque a pergunta a passar-me mais frequentemente pela cabeça nestes últimos tempos é "O que é que eu vou fazer da minha vida?"
Preciso de encontrar algo que me dê estrutura e algo que me satisfaça.
Além disso é um filme bonito, com uma beleza Holywoodesca é verdade, falta-lhe um pouco do charme da realidade como nos filmes europeus, mas...
Se o visse uns anos antes talvez não lhe desse tanta importância... mas visto agora neste momento presente, só posso dizer que gostei e gostei muito.

No comments: