Friday, July 17, 2009

Morte

Mais uma vez ando preocupada com questões como morte e decadência, decadência de espirito e corpo. Dou por mim a pensar frequentemente na minha morte. A pensar mais precisamente da forma como eu NÃO quero que ocorra! Acho que me fazia bem falar ou escrever sobre o assunto, mas está tudo tão confuso na minha cabeça que não sei como começar...

Em 2006, fui ver uma exposição de fotografia de Walter Schels, "Amor-te". O seu trabalho consistia em fotos tiradas no processo de doença e depois já mortas. As fotos das pessoas já mortas transmitiam uma serenidade, um sono calmo e pacifico. Cada vez que estou frente a frente com a morte, procuro essa serenidade, essa paz... a maior parte das vezes não a encontro e isso perturba-me.
Ver alguém morrer aos bocadinhos de dia para dia, é das piores experiências pelas quais já passei. Causa- me sofrimento, faz-me doer a alma... o sentimento de impotência é demasiado grande! A sensação é avassaladora, por muito que tente não consigo evitar de chorar. Choro pela pessoa de quem cuido e que está a sofrer mas choro também, de forma egoísta, por mim. Porque muito pouco posso fazer para aliviar o sofrimento. E porque tenho medo. Medo que me aconteça a mim o mesmo, a mim ou às pessoas que eu gosto!
Tenho de descobrir um mecanismo para aliviar esta pressão e esta angústia. Às vezes torna-se simplesmente demasiado para mim!

1 comment:

Claratje said...

Desde pequena que tenho medo da morte! Lembro-me que ficava acordada a pensar o que aconteceria se perdesse os meus pais (eles ja tinham uma certa idade quando me tiveram) e durante anos tive medo que isso acontecesse. Acho que foi esse medo que me fez ver o meu irmao como a figura paternal. Esse medo nunca me deixou, mas acho que aprendi a viver com ele... e felizmente ainda os tenho aos dois :D