Wednesday, May 20, 2009

Experiência diferente

Cada vez mais tenho vontade de saber como é o dia-a-dia de um lar em Portugal. Não falo desses lares pequenos que acabam muitas vezes nos telejornais devido ao seu encerramento por falta de condições. Mas desses novos, dessas instituições novas, que fazem parte dos grupos dos novos "grandes" hospitais privados. Esses que não se chamam lares residências "apoiadas" ou algo parecido.
Eu estou a gostar do meu novo local de trabalho, acho que tenho muitas oportunidades para aprender coisas novas, como também algumas para desaprender.
Não sei se somos nos portugueses que somos mais adeptos da medicação ou se são os holandeses que são menos pro-activos. Bem... generalizações nunca fizeram bem a ninguém.
O exemplo que tenho para dar é o seguinte: Uma senhora apresenta os sinais de subida térmica (universais) e refere que se sente bastante desconfortável. A temperatura é avaliada 38,3ºC. Da minha experiência em Portugal, com estes sinais e com esta temperatura, administra-se um anti-pirético. Aqui, espera-se que passe, reavalia-se daqui a umas 3 horas, verifica-se que aumentou para 39ºC e aí sim dá-se um anti-pirético. Claro que depois fica-se um pouco admirado de demorar tanto tempo a baixar.
Fazer uma avaliação pontual de Sat O2, durante uma subida térmica tem algo que se lhe diga. Devido à vasoconstrição das extremidades, o valor da Sat pode ser significativamente baixo. Mas quando temos um valor tão baixo é de esperar encontrar uma cianose generalizada e não concentrada apenas nas mãos.
Outra situação que me está a fazer um pouco de confusão é a relação com a dificuldade respiratória. Quando as pessoas se encontram no episódio de dificuldade respiratório o desfecho é uma ida para o hospital. Uns vão sem ter isso dada qualquer medicação para o alivio da dif resp, outros é dada medicação mas não é dado tempo suficiente para a medicação actuar. Mesmo a medicação injectável precisa de algum tempo para actuar!
A "sorte" destas pessoas é que nós estamos localizados nas traseiras do hospital, por isso o trajecto da ambulância é de 3 minutos! Às vezes está a pousar-se o telefone e já se ouve as sirenes!
Os tripulantes de ambulância tem um efeito muito positivo nos velhotes, todos eles ficam mais sorridentes e calmos quando vêm os homens de verde e amarelo.
Claro que estes são uns pontos menos bons, mas por cada um destes há muitos positivos.! :)

1 comment:

ei! kumpel said...

Olá olá! Espero que esteja tudo bem e que já estejam instalados na nova casita!

beijinhos e dá notícias!
margarida