Monday, March 31, 2008

Clube dos poetas mortos

Dos vários filmes que vimos a semana passada decidi falar do "Clube dos poetas mortos", 1989. Este filme continua a ser fabuloso por enaltecer a liberdade de pensamento.
Julgo que não se trata de ir contra as normas só porque sim, mas reflectir sobre essas mesmas normas , analisá- las e posteriormente tomar uma decisão consciente de as seguir ou não.
Fazer o que se gosta, é sem duvida alguma, uma das coisas que mais sensação de realização dá ao ser humano. É algo que todos procuramos, mas nem todos temos coragem para fazer o esforço que é necessário para o alcançar. 
Não sei que acontece com as outras pessoas mas a historias de pessoas que lutam pelo que querem, que arranjam forças para ultrapassar os obstáculos que vão surgindo para alcançar o que desejam, sempre me fascinaram. É com alguma "inveja" que olho para essas pessoas, pois algumas vezes desisti de fazer o que queria, porque simplesmente era mais fácil não o fazer. Muitos arrependimentos surgem destas decisões não tomadas. Coragem o que é?

CoBrA Museum

Já não sei muito bem como é que tropecei neste museu, mas quando descobri que era dedicado a arte moderna e que não era assim tão longe de casa, decidi que lhe faríamos uma visita este fim de semana. E assim foi.
O museu é muito interessante, começando pelo nome.
Cobra mas o que é que uma cobra tem a ver com arte moderna? A resposta pode ser descoberta no site do museu.
Claro está, que nada tem a ver com o réptil, mas com um "movimento" artístico, que surgiu após a 2ª guerra mundial. Movimento esse, cujo o manifesto foi realizado para marcar oposição ao movimento artístico vigente em Paris. Os artistas envolvidos nesse manifesto, e por isso fundadores do movimento, era originários de Copenhaga, Bruxelas e Amsterdão. O nome do movimento Cobra art e o nome do museu, tem a sua origem nestas capitais Copenhaga, Bruxelas e Amsterdão.

O que define este movimento também pode ser encontrado no site do museu:

"The CoBrA artists painted directly and spontaneously. Just like children, they wanted to work expressively without a preconceived plan, using their fantasy and much colour."

Thursday, March 27, 2008

4 Anos

Hoje e só para ti, relembro o poema que me fez apaixonar. 

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Áquem e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhas de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dize-lo cantando a toda a gente!


Ser Poeta - Florbela Espanca

E tu lembras-te?

Foi lido a meias, ao ouvido, baixinho, num dia quente de sol de Setembro de 2000! Não me lembro ao certo do dia, mas lembro-me bem do que senti!!

Ontem

Armei-me em Dr Frankenstein e decidi fazer um monstro, a partir de umas meias velhas do João que iam a caminho do lixo. Apercebi-me porque é que as pessoas quando querem experimentar fazer bonecos fazem monstros, é que se ficar torto ou não ficar perfeito não faz... é um monstro!
Mas ao contrário do Dr Frankenstein, por muito que me esforce nunca conseguirei dar vida a este!



..............

Ontem recebi pelo correio o livro "Chocolate" de Joanne Harris, livro que a minha querida amiga Carina me enviou. Esta dificuldade em arranjar livros portugueses aqui, é sem dúvida um ponto negativo. Eu gosto muito de ler em português, gosto da minha língua e agora que estou a aprender outra, vou prestando mais atenção à minha e cada vez gosto mais dela. A solução que tenho arranjado é reler os livros que tenho, mas de vez em quando sabe bem ler algo "novo".

Finalmente Colonia

É certo que cheguei na 2ª feira, mas só ontem o João me disponibilizou as fotos, da nossa viagem a Colónia. Aqui vão elas, algumas pelo menos:

Sábado

De certo não o pormenor mais fotografado da catedral mas o que eu gostei mais.

Ponte sobre o rio Reno. Os comboios são muito confortáveis.


Este foi o grande motivo da visita, e não desiludiu, nem um pouquinho. Pela primeira vez as expectativas que tinha foram em muito ultrapassadas. Não é só rico em arte POP mas também nas outras "correntes" do sec XX.

Domingo


O parque Hiroshima Nagasaki, não consegui perceber porque se chama assim, não vi nada que fosse alusivo aos bombardeamentos.
 
Uma vista das 12 igrejas medievais que a cidade tem.

Segunda

E as cores mudaram por completo, foi uma surpresa, uma surpresa muito fria!


É muito bonito ver extensões de neve sem pegadas.


Nesta arvore vê-se bem a incongruência desta neve durante a Páscoa. A arvore cheia de botões de flores para abrir, com toque primaveril e cheia de neve


Tentativa falhada de fazer boneco de neve. Não é assim tão simples fazer a neve "rolar" para formar as bolas de neve grandes. Mesmo com o contributo do "especialista" sueco apenas conseguimos fazer um monstro de neve.

O que ficou a faltar nesta reportagem fotográfica, as 9 cervejarias que experimentamos. É que com cerveja as coisas tendem a não ficar tão focadas.

Wednesday, March 26, 2008

Neve

Balada da Neve - Augusto Gil

Batem leve, levemente,
como quem chama por mim.
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim.

É talvez a ventania:
mas há pouco, há poucochinho,
nem uma agulha bulia
na quieta melancolia
dos pinheiros do caminho...

Quem bate, assim, levemente,
com tão estranha leveza,
que mal se ouve, mal se sente?
Não é chuva, nem é gente,
nem é vento com certeza.

Fui ver. A neve caía
do azul cinzento do céu,
branca e leve, branca e fria...
Há quanto tempo a não via!
E que saudades, Deus meu!

A balada continua... mas eu fico por aqui!
Ontem andei o dia todo a ver se encontrava um bocado em que não estivesse a nevar para ir às compras. Acabei por ir quando o João chegou e apanhamos um dos piores momentos de queda de neve, chegámos ao supermercado tal e qual bonecos de neve.
Eu já devia saber que aqui, seja neve ou chuva, não vale a pena esperar que melhore por há sempre grandes probabilidades de piorar.
Ainda não aprendi, que não dá para não fazer as coisas só por causa do tempo, senão provavelmente haverá sempre muita coisa que não iremos fazer!

Tuesday, March 25, 2008

Primavera

Desde que aprendi as estações do ano na escola primária, sempre associei Primavera com sol a começar a ficar quente e flores.
Mas em 2008, na Holanda o cenário é completamente diferente... neve! 


Passei o Inverno todo à espera dela, agora que começava a esperar pelo tempo quente é que ela chega! Pode ser bonita mas vem fora de horas! 

Thursday, March 20, 2008

Inquisição

Estava aqui a ler mais um capitulo do livro "Breve Historia de Portugal", quando me deparei com esta descrição da acção da Inquisição:

"Além disso, não se comunicavam aos prisioneiros os motivos da prisão, os nomes dos denunciantes, nem o lugar e o momento do crime de que eram acusados. Haviam, pois, de confessar o crime, muitas vezes inexistentes. Não apenas se aceitavam factos como matéria criminal mas também conjecturas e boatos. O prisioneiro não podia escolher defensor nem advogado, que pertenciam ao pessoal da Inquisição. Este advogado, ainda por cima, não tinha acesso ao processo do acusado. Não havia possibilidade de apelo, a não ser dentro da própria inquisição."

Para quem leu o livro "Processo" de Kafka, não parece ser um resumo da historia desse livro????

Fim de semana em Colónia

Este fim de semana de 4 dias ( aqui 2ª feira também é feriado), vamos fazer a nossa primeira viagem aos países vizinhos.
A primeira cidade a ser visitada é Colónia, na vizinha Alemanha. Escolhi esta cidade por causa das minhas aulas de arte moderna. Durante essas aulas comprei um livro sobre Arte POP, quando o li que reparei que muitas obras pertenciam à colecção do Museu Ludwig, em Colónia; resultado decidi que assim que pudesse iria visitar o museu, por isso aqui vou eu!!

Wednesday, March 19, 2008

Maluquices ou muito tempo livre/ Poema 55

Ultimamente dediquei-me a ouvir música brasileira. E como eu costumo dizer temos de manter a mente/espirito aberto porque nunca sabemos quando nos vamos surpreender. Estava a ouvir o álbum Público  de Adriana Calcanhoto, quando ouvi com mais atenção a musica com o titulo Remix seculo XX. O poema não é de todo um poema normal, e fez um clique no meu espirito e relembrei-me das minhas aulas de arte moderna/contemporânea. Aquilo era um poema que se encaixava na "corrente" artística Dadaísmo. Decidi ir pesquisar, trata-se de um Poema aleatório. durante a pesquisa encontrei uma receita para se escrever poemas aleatórios, a receita é do artista Tristan Tzara e aqui vai.
  • Pegue num jornal
  • Pegue numa tesoura
  • Escolha no jornal um artigo do tamanho que deseja dar ao seu poema
  • Recorte o artigo
  • Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e coloque-as num saco.
  • Agite suavemente.
  • Tire em seguida cada pedaço um após o outro.
  • Copie consciensiosamente na ordem em que eles saiem do saco
  • O poema se parecerá consigo.
  • E ei-lo escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido pelo público.
Como tenho muito tempo livre decidi experimentar.

Mas achei que o poema aleatório ainda podia ser mais aleatório, então fiz a minha própria receita.
  • Pegue numa revista e abra numa pagina ao calhas ( de preferência uma q e já tenha sido lida, porque depois será impossível fazê-lo).
  • Arranque a pagina da revista e comece a cortar as palavras seguindo a regra de cortar uma palavra em cada 5, no total de 55.
  • Coloque-as num saco e agite ( ou não, não é um passo essencial para o processo).
  • Retire as palavras uma a uma e vá escrevendo por ordem em frases constituídas por 5 palavras.
O resultado é este:

Poema 55

Bond the market that his
Spirals over on believe I
Interceptions the straight Brett football
Big in teams quarterback an
Community knows into Steve  more
Relationship in  it choir forget
Drug beautiful and try after
Green like wild glean 100,000
There tiny on his town
We’ll and year’s 399 kickoff
Time bobbleheads shuffled heavenly I.

Monday, March 17, 2008

Debaixo da minha janela do quarto

Love in Time of Cholera

Depois de vermos o filme  a questão que nos surgiu foi: trata-se de Amor ou de Obsessão? 
Será que ainda se poderá falar de Amor depois de "51 anos, 9 meses e 4 dias" e de mais de 600 mulheres? 
O filme quer transmitir essa ideia (o cartaz diz "how long would you wait for love?"), essa possibilidade, mas eu tenho as minhas dúvidas.
Contudo fiquei com curiosidade para ler o livro, geralmente nos livros a historia é sempre melhor.

Sunday, March 16, 2008

Fotografia

No Sábado fomos ao museu de fotografia de Amesterdão, fomos ver a exposição de:

Taryn Simon - An American Index of the Hidden and Unfamiliar


Foto de : Taryn Simon

A exposição é muito interessante, retrata aspectos da sociedade americana, nos quais muitas vezes não se pensa, como revistas playboy em braille, ou cultivo de marijuana (em solo americano) para investigação, a quantidade de comida que é retida no aeroporto JFK, etc, etc. 

No FOAM encontra-se  outra exposição:

Jessica Dimmock – The Ninth Floor

Esta fotógrafa passou cerca de 3 anos com um grupo de drogados, e fotografou o seu dia-a-dia! Quantos projectos deste género já foram feitos? Quantos livros foram escritos? Quantos filmes realizados? Apesar de já muito ter sido mostrado, é sempre uma realidade que impressiona, que choca. A mim vêm-se sempre há cabeça - como é que é possível alguém viver assim? como é possível alguém destruir-se assim?
Durante a exposição há uma pequena montagem de fotos, com excertos dos testemunhos das pessoas fotografadas um deles diz algo do género: 

O meu objectivo era esta vida de junkie. Drogar-me e passar o dia inteiro sem fazer nada. Nunca ambicionei nada mais do que isto. 

Para mim, mais do que qualquer umas das fotos, esta frase foi o que me marcou mais. 
Como é que alguém pode não querer mais nada do que aquilo????

Vingança

Um dos filmes mais impressionantes sobre vingança é sem dúvida Old Boy, de Park Chan-Wook. neste filme não existe uma mas duas vinganças que se desenrolam, interligam. 






Frases ditas durante o filme que gostei:

"Ri e o mundo rirá contigo,
  Chora e chorarás sozinho!"

"Seja um grão de areia ou uma pedra, na água ambos se afundam!"


Thursday, March 13, 2008

Hoje foi um dia muito bom

Acima de todas as outras coisas, o Sol brilhou e sem vento, o que me fez sair para a rua e que bem que me soube. 

Aproveitei e fui a uma agência de emprego. A última experiência foi bastante negativa e devo confessar que estava bastante nervosa. Mas tudo correu pelo melhor, apanhei uma senhora muito querida, que não me descriminou por eu estar a falar em inglês. Marcamos uma entrevista para a próxima quarta com uma outra senhora responsável pelas vagas na área de saúde. sem dúvida que são as pessoas que fazem a diferença. 

Depois quando cheguei a casa, telefonou-me uma senhora de um dos hospitais para os quais eu tinha enviado o currículo. Também foi uma querida. Elogiou o meu Holandês e colocou-me imensas questões. 
Fiquei contente porque consegui ter uma conversa do principio, ao fim e importante sempre em Holandês. Ela disse-me no final que não poderia considerar a minha candidatura porque a vaga que eu tinha concorrido implicava um nível de holandês elevado, porque implicava apresentação de "trabalhos escritos" com nível académico.
E a senhora tem razão o meu nível não é de todo académico. Contudo disse-me para eu tentar outras vagas no mesmo hospital , porque pelo meu currículo, parecia-lhe que eu era uma enfermeira experiente.
Apesar da resposta ser negativa achei a experiência muito positiva. Fiquei cheia de vontade de enviar currículos para outras áreas. 

Durante a tarde comecei com a minha nova leitura, " Breve História de Portugal", de A. H. Oliveira Marques. E adorei! Se eu conseguir ler um capitulo por dia daqui a duas semanas já estarei mais iluminada sobre a nossa historia. Mas do que pude perceber, em cada capitulo deverá haver matérias que vou querer aprofundar. Deste capitulo fiquei com vontade de ler algo mais pormenorizado sobre:  a batalha de Ourique, a conquista de Lisboa aos mouros em 1147 por D. Afonso Henriques, o reinado de D. Afonso II que tantos conflitos originou.

Equador

 2ª feira - Chuva, vento, chuva, vento
 3ª feira - Chuva, vento, chuva, vento
 4ª feira - Vento, vento , vento, vento

Resumindo fiquei em casa. Não houve passeio para ninguém.
Um das coisas positivas desse facto foi ter acabado de ler o livro "Equador" de Miguel Sousa Tavares. Gostei mas...
Sem dúvida que é assim que tenho de descrever a leitura deste livro. Gostei porque tem um "quê" de Eça de Queirós ( e eu adoro os livros de Eça de Queirós), talvez por descrever a sociedade da mesma época, contudo Eça tinha uma situação mais irónica, pois fazia parte dessa mesma sociedade.
Dois factos contribuem para o meu MAS:
O facto do protagonista tão idealista quando partiu para São Tomé, nada ter feito, só tomou acção em dois momentos, no episódio do tribunal, e no episódio da revolta. Como é que poderia ter mudado mentalidades se nada fez?
O segundo facto, foi a forma como arranjou para solucionar um problema sem solução, o que acaba por não ser uma solução, mas sim uma fuga.
Duas coisas positivas ficaram da leitura deste livro a minha vontade/curiosidade de conhecer São Tomé e Príncipe e a minha vontade de aprofundar/relembrar os meus conhecimentos de Historia de Portugal. 
Sempre quis o quis fazer mas "não tinha tempo!", dizia eu. Agora TEMPO, é coisa que não me falta, logo não há desculpa alguma.

Tuesday, March 11, 2008

Insonias com Woody Allen

Ontem não conseguia dormir. Primeiro tentei ler mas não deu resultado. Depois, como detesto andar às voltas a ver se encontro "a posição" que fará com que adormeça decidi ir ver um filme. Resultado não vi um mas dois. Dois dos meus filmes preferidos de Woody Allen.

Another Woman (1988)
Deste fica a penultima frase:

"A memory is something you have or something you lost." 

Ou as memórias são algo que temos, de algo que perdemos??

Manhattan (1979)
Deste a sua foto mais conhecida.



Aqui deixo o link para o trailer do seu próximo filme "Cassandra's Dream" que já estreou em Portugal em Janeiro mas aqui será só em Abril!

Monday, March 10, 2008

Os filmes deste fim de semana


6ª feira
"There will be blood" - Com este nome estava à espera de um filme "sanguinário", com muitas discussões/ quezilas, resolvidas à base da bala e de morte. Estava enganada. A historia é sobre ganância, sobre fazer (quase) TUDO, para  conseguir atingir o objectivo. Algumas pessoas perguntaram - me se eu preferia este ou o filme "No country for old man". Não dá para inclui-los na mesma categoria, são diferentes. O "No country..." é sobre o assassino impiedoso e um "coitado" que se meteu ao acaso no seu caminho. Este último é sobre a corrida ao óleo e enriquecer o mais possível com isso! Gostei de ambos!

 

Sábado
"Perfect Blue" - Este filme é um exemplo de que nem todos os filmes de animação são para crianças. Este não o é de todo. Um filme ao estilo de Hitchcock em animação. O que é sonho? O que é alucinação? O que é realidade? Mas afinal quem é o assassino? Como disse a actriz que deu voz (em inglês) à personagem principal, a meio do filme até nos esquecemos que se trata de animação. 
Gostei mesmo muito e juntamente com Paprika e A viagem de Chihiro, tornou-se um dos meus filmes preferidos de animação. De certo vou querer descobrir mais e se possível melhores.
Fica aqui o trailer.



Domingo
"Pesadelo em Elm Street" - Já faz 24 anos que o pesadelo foi realizado. A tecnologia modificou-se muito, os efeitos especiais são completamente diferentes. Mas, ainda há coisas que funcionam no filme: os locais em penumbra/ noite, a música que surge em momentos precisos ( música que se tratava da musica electrónica no seu inicio, tão diferente da "música electrónica" de hoje), a constante pergunta na nossa cabeça " de onde é que ele vai surgir?". Ou seja o que ainda funciona é a antecipação do que vai acontecer. Quando o senhor Freddy Krueger aparece, o filme, em algumas partes, torna-se quase cómico.  A questão o que é sonho/ o que é realidade? também está presente.
É engraçado pensar que este foi o primeiro filme em que Jonnhy Depp entrou! :)
Aqui fica o trailer para recordar!

Thursday, March 6, 2008

Telefone

Durante os meus anos de adolescência, eu passava horas ao telefone, para grande aborrecimento da minha mãe. A pessoa com eu falava era sempre a mesma a minha amiga Claudia, por vezes tínhamos acabado de nos deixar na escola, mas por alguma fenómeno muito estranho havia sempre mil e uma coisas para serem ditas!
Depois durante algum tempo entrei na fase de não gostar falar ao telefone, utilizava-o apenas para dar informações rápidas. 
Regressei à primeira fase. Entretanto os anos passaram e a distância aumentou, já não é o telefone que eu uso, mas esse fabuloso programa Skype, que me permite estar à conversa com quem eu quero por um preço irrisório. É sem dúvida uma das coisas do meu dia-a-dia que eu mais gosto. Sou fã!
Ontem estive 40 minutos ao telefone com a  minha mãe, hoje foi com a Marta, a Teresa e a Elisabete. Soube-me muito bem! E não ter que estar com preocupações, "ai que estou a gastar muito dinheiro!". Dá até para falar só por falar, só para ouvir a voz. Sabe sempre muito bem ouvir as vozes das pessoas que gostamos e que sabemos que gostam de nós! 
Algo que também me dá sempre muito prazer é de receber cartas. É uma sensação tão acolhedora, tão positiva. Fico sempre bem disposta independentemente de como o dia está a decorrer!

Wednesday, March 5, 2008

Tristeza

Se a tristeza tivesse som , acho que seria, Yumiji's Theme, da banda sonora do filme "In the mood for love", de Wong Kar -Wai, podem ouvir aqui. Não estou triste, mas cada vez que oiço essa música deixo de estar feliz. O mais curioso/engraçado é que eu gosto muito da música.

Tuesday, March 4, 2008

Neve

Eu tinha a noção que  só nevava se as temperaturas fossem zero ou negativas, mas enganei-me. O termómetro diz que estão 4º e está a nevar.
Ainda há bocado estive a combinar com o João irmos ao cinema. A meio da conversa disse-lhe que não sabia muito bem se me apetecia, porque  a previsão era de neve! "Não te preocupes, esteve o dia todo bom tempo", foi a resposta. 
Passado cerca de uns 30 minutos olho pela janela, "que coisa estranha branca é aquela?" Depois de uma observação mais cuidada a resposta é: está a nevar! 
Claro que tentei tirar uma fotografia. Bem sei que neve só se fotografa bem quando já está caída, mas tenho a impressão que não vai demorar muito tempo caída no chão para eu poder fotografar. Por isso aqui fica  a minha tentativa.




169

169.... este o número que eu atribuo a este fim de semana que passou!
É o numero de fichas que eu ganhei na noite de poker de Domingo. Cada um de nós (4), começou o jogo com 50 fichas. 
Digamos que os rapazes não ficaram muito animados com a derrota e com o domínio feminino. Eu fiquei contentíssima! Cada vez gosto mais de jogar este jogo!