Monday, April 27, 2009

Fim do festival

O último dia do fantastic film festival foi no sábado.

Os quatro últimos filmes que vimos foram:

- Dead Girl- médio -

- I sell the dead - Bom - Uma comédia negra, que eu gostei! Mas teria gostado bem mais se fosse mais negra e menos comédia. Com piadas mais subtis.

- A film with me in it - Bom- Uma comédia que me divertiu bastante, com toda a sua improbabilidade.

- One night in the city - Muito Bom - Um filme de animação de animação checa, excelente. Principalmente a história da arvore e do seu amigo peixe. Vale a pena ver o trailer.

O vencedor do prémio do público foi o filme Sueco, Let the right one in. Concordo em absoluto. O trailer pode ser encontrado aqui.

let-the-right-one-in-eli.jpg

Verde na minha Janela

Uma das minhas plantas de malagueta com 3 meses :)

DSC_0517.jpg

A minha salsa com 2 semanas :)

DSC_0512.jpg

Tuesday, April 21, 2009

Novidades

Não é só na minha horta que tenho novidades. Tenho mais três grandes novidades

1º - arranjei um emprego novo

2º - arranjámos uma casa nova

3º - as minhas consultas com o meu psicólogo, estão a correr bem e a dar resultado.

Nunca pensei na minha vida ter consultas com um psicólogo em holandês, está a acontecer e é engraçado explicar o que penso e sinto, com o meu vocabulário reduzido. Ou se calhar como ele disse, talvez o meu vocabulário já não seja tão reduzido como eu penso. Será?

Falarei noutra oportunidade sobre as grandes novidades. :)

Pontos altos...

Apesar de termos ido ao destival os pontos altos do meu fim de semana não têm nada a ver com isso.

1º - Aprendi a "meter mudanças" de forma eficaz na minha bicicleta e que diferença.

2º - Com o tempo tão bom cheio do sol passamos umas boas horas a apanhar sol na esplanada.

3º - Tenho novidades na minha horta. mas ainda não estive em casa com luz decente para fotografar, fica para depois.

4º - Comprei uns sapatos novos. :)

Festival

O festival já começou e até agora já marcamos presença em 5 filmes e temos bilhetes para mais 4.
No final de cada sessão temos oportunidade de votar para o prémio de escolha do público. As votações são em 5 categorias muito bom, bom, médio, sofrível e mau.
Os que já vimos e as minhas classificações:

- Encarnação do demónio - Bom - filme horror/gore brasileiro, cujo o facto de ser falado em brasileiro e a entoação do actor principal tornam as "coisas" mais leves e engraçadas.

- 11 minutes ago - Muito Bom - Um filme sobre viagens ao passado, com uma dinâmica interessante, com uma história de amor, e com um orçamento muito baixo... filmado num único dia.

- Edison and Leo - Muito Bom - Um filme de animação, com um começo "certinho" que rapidamente descamba. Com a cena mais nojenta até agora no festival ( do que eu vi claro). Ainda bem que só almocei a seguir! :)

- Painted Skin - Bom - um filme chinês sobre lendas e demónios, com lutas fantásticas, saltos e voos. Com cores impressionantes e um final feliz.

- Fear me not - Médio - Votei médio mas a minha vontade era votar sofrível. Um filme dinamarquês secante.

Thursday, April 16, 2009

Começa hoje

Começa hoje o 25º Amsterdam Fantastic Film Festival. Nós já fizemos a nossa selecção de filmes que queremos ver e na próxima semana passaremos algum tempo por lá. Só esperamos conseguir bilhetes para todos os filmes que queremos ver.
:)

Parques

A segunda feira foi passada por aqui em Haarlem. Fomos descobrir um novo parque o Koninghof.
Tal como o Elswout fica perto da nossa casa.
O parque têm 3 rotas pré-definidas e como não podia deixar de ser, o João escolheu a mais longa de 3,5 km. Logo ao inicio da rota passámos uma porta que tinha como aviso: mantenha uma distância de 25 metros dos animais e não os alimente. E que animais eram estes? 8 cavalos e 8 ruminantes. Que ruminantes não sei!
Eu não fiquei com o espirito muito sossegado mas lá fomos. O João bem que os procurou mas não encontrámos nenhum animal de 4 patas. Apenas os seus excrementos, que não eram nada pequenos e eu deduzo que o animal que os produziu também não seja. Eu cá fiquei toda de não os termos encontrado. Vimos apenas pássaros.
O passeio foi mesmo muito bom e bonito. Ao regressarmos a casa, encontrámos mais duas entradas para outros 2 parques, que serão objecto de exploração numa próxima oportunidade!
DSC_0348.jpg
DSC_0353.jpg
DSC_0361.jpg

Passear

Este ano temos tentado passear um pouco mais por este país, do que o que fizemos no ano anterior. Afinal já que aqui estamos é melhor aproveitar.
O fim de semana de 4 dias da páscoa, veio mesmo a calhar.
Alugámos um carro e fomos ao outro lado do país, perto de Alemanha.

Na sexta feira o nosso objectivo era visitar o castelo "De Haar". O castelo é lindíssimo, assim como o parque onde se encontra. Tem inúmeras obras de restauro em curso o que a visita acaba por ser muito reduzida. Como não o sabíamos de ante mão, fizemos a visita, o que teve o seu lado positivo, pois eu percebi cerca de 80% do que o homem dizia. O que me fez ficar orgulhosa!
DSC_0120.jpg
DSC_0127.jpg

De seguida fomos em direcção a Nijmegen. Porquê Nijmegen? Quando estivemos em Maastricht ficámos a saber que havia uma disputa entre as duas cidades para a classificação de qual das é a mais velha da Holanda. Ganhou Nijmegen, logo fiquei curiosa!
À primeira vista o que é Nijmegen tem que as outras cidades holandesas não têm... subidas e descidas. Subidas de fazerem a maior parte das pessoas descer das bicicletas para as subir!
O centro da cidade têm um ar muito novo, novo significa depois da 2ª guerra mundial, a sua localização próxima de rio e próximo da Alemanha, deve ter causado uma grande destruição. Não é uma cidade particularmente bonita, mas o dia estava muito solarengo e quente o que atribui uma energia especial até à cidade mais feia!
O passeio valeu a pena. Visitámos um museu de bicicletas, com bicicletas desde o inicio do sec XIX. è muito engraçado ver a evolução das bicicletas ao longo do tempo, até chegarem ao que nós conhecemos hoje.

DSC_0206.jpg
DSC_0211.jpg
No domingo fomos a Arnhem, para ver mos a exposição Ophelia no museu de arte moderna em Arnhem. Das personagens femininas Shakespearianas, Ophelia não é a que mais aprecio, mas depois de ver a exposição de Jonh Everett Millais fiquei com curiosidade de ver como é que outros artistas interpretavam a sua morte.
A exposição em si foi muito interessante. Acho sempre engraçado ver como é que diferentes pessoas se expressam de maneira diferente sobre um mesmo tema.

DSC_0309.jpg
A cidade... parecia uma cidade fantasma, quando lá chegámos não se via praticamente ninguém ( e eram 12horas!) estava tudo fechado. A cidade é bonitinha mas transmitia o desconforto dos espaços vazios. Basicamente demos uma volta a tentar descobrir um local para comer, comemos, demos uma volta maior para chegar ao carro e fomos embora.
Ao sair da cidade demos com uma placa de sinalização que dizia War cemetery. O João quis visitá-lo e lá fomos nós!
Eu achei impressionante ver aqueles cerca de 1750 túmulos.
- João isto impressiona-me e são só uma ínfima parte das pessoas que morreram durante a guerra! Olha de estivessem aqui os túmulos dos 6 milhões de judeus!
- Então imagina se fossem os 20 milhões de russos...

Senti-me angustiada e envergonhada. Envergonhada porque pouco ou nada sei sobre a 2ª guerra mundial. Nada posso fazer para modificar o passado, mas naquele cemitério achei que era minha "obrigação" informar-me melhor sobre o que aconteceu para relatar a "gerações vindouras"!

Tuesday, April 7, 2009

Preguiça

Hoje acordei e ao olhar para a janela reparei que o dia estava feio e cinzento. Um daqueles dias que não nos transmite energia nenhuma, em que a maioria das coisas perde a sua beleza. A quantidade de coisas que tenho para fazer aqui por casa é grande mas estou com tanta preguiça que não me apetece levantar desta cadeira. Sei que mais tarde ou mais cedo vou ter que o fazer, porque ontem também foi dia de preguiça, mas neste caso porque o sol brilhava e tudo estava bonito, que era uma pena não aproveitar. :)
Como ontem também andei por aí sem fazer nada... tenho as coisas de hoje e de ontem para fazer, mas não me apetece nada.
Já pensei fazer uma lista e ir riscando as coisas conforme as vou fazendo, para me sentir contente comigo mesma, de ter alcançado pequenos objectivos. Hummm treta! Não funciona. Pelo menos quando na lista fazem parte coisas como arrumar a cozinha, passar a ferro, fazer a cama, apanhar a roupa etc.... essa lista seria apenas a concentração no mesmo sitio, de coisas que eu não gosto de fazer.
Tenho de pensar em algo que me anime e me dê energia, talvez as coisas não pareçam tão chatas, aborrecidas e desinteressantes.
Talvez uma musica animada, talvez um tempo limite tipo, só faço estas coisas até à hora de almoço e à tarde só faço o que realmente gosto. A sensação que tenho é que acabaria por almoçar mais cedo. :)
Seja como for vou ter de arranjar alguma forma! Mas estou mesmo preguiçosa e não me apetece mesmo nada!

Thursday, April 2, 2009

Orgulho

É o que eu sinto pelas minhas plantinhas. Comparem só como cresceram desde 2ª feira.

2ª feira

DSC_0009.jpg

Hoje - 5ª feira

DSC_0013.jpg

Passaram de 5 folhas para 8 e estão mais altas.

E sim todos os dias vou ver como estão, só ainda não comecei a falar com elas. :)

Loja em 2ª mão

EM Haarlem existem umas quantas lojas de coisas em 2ª mão... Uma delas é a minha loja preferida aqui em Haarlem ( se calhar já disse isto!). A maior parte das vezes entro lá, só para ver não compro nada. Outras vezes compro alguma coisa, as coisas que trago nunca vão muito além dos 3€.
Ontem passei por lá e comprei um frasco de vidro ( € 0,50) que será utilizado para arrumar especiarias, neste caso canela em pau. As outras especiarias irão ( utilizo o futuro porque de facto ainda não estão dentro dos frascos!) ser guardadas em frascos de vidro que eu tenho guardado frasco de mel, mostrada, azeitonas, etc. Outra coisa que me falta, claro está é um local para colocar os vários frascos.

DSC_0010.jpg

O puzzle que se encontra também na foto é o que eu falei aqui.
Quando o comprei parecia uma febre acabei por o fazer em 3 dias, isto fiz tudo excepto um bocadinho do céu está assim desde Janeiro. Que tristeza! :)