Saturday, January 31, 2009

Friday, January 30, 2009

Pergunta estranha

Hoje perguntaram-me "De que raça é?"

Que resposta se dá?

Castigo

Internado no serviço onde trabalho está um senhor que tem um feitio "difícil"
e arranja discussões/conflitos com os outros velhotes, funcionários e voluntários.

Solução que a minha chefe arranjou, pô-lo de castigo. Não lhe é permitido sair do seu quarto até segunda feira à tarde!!!

Depois admiram-se que eu deteste trabalhar ali, naquele serviço!

Thursday, January 29, 2009

transportes publicos

A maior parte das vezes não acontece nada de diferente quando se anda nos transportes públicos, o que torna toda a experiência muito aborrecida. mas de vez em quando lá acontece algo...
Hoje "conheci" um condutor de autocarros que queria ser assistente de bordo. Digo isto não porque ele me tenha dito, mas pelo discurso que fez ao chegarmos ao nosso destino. Com uma voz muito bem colocada disse:

"Senhores passageiros dentro de momentos chegaremos à estação central, destino final desta nossa viagem. Por favor não se esqueçam das suas propriedades e bagagem ao sair do autocarro. por questões de segurança queiram manter-se sentadas até o autocarro estar completamente parado. Desejo a todos uma muito boa noite e quem sabe até à próxima."

Enquanto as pessoas saiam do autocarro, tinha um sorriso de orelha a orelha... não é nada habitual, mas o que é certo é que houve muitos mais sorrisos que o habitual, ao sairmos do autocarro.

Wednesday, January 28, 2009

São 9 horas e...

... já tenho a cozinha arrumada, loiça lavada e nos armários. Roupa apanhada dobrada e arrumada. Cama feita. Pequeno-almoço tomado. papeis importantes arrumados.
Isto raramente acontece porque eu demoro imenso tempo a acordar e a ficar com energia para fazer seja o que for. Mas hoje, inexplicavelmente, acordei mais cedo cheia de genica e toca de aproveitar. O bónus ainda tenho um dia inteiro pela frente para fazer tudo o que gosto! Vai-me saber mesmo muito bem!

Monday, January 26, 2009

Fui e vim

O fim de semana correu muito bem. Dusseldorf foi melhor do que as minhas expectativas. Sexta feira esteve muito mau tempo mas mesmo assim eu gostei da cidade, e apesar de ser o primeiro dia decidi que ia lá voltar.
A oferta de arte nos seus variadissimos museus e galerias é impressionante. Vimos uma exposição no musuem kunst palast "the forbidden glimpse to the naked body". Uma perspectiva do corpo humano ao longo dos varios periodos e estilos de arte. A exposição é excepcional e daquelas que a viagem valeria a pena nem que fosse só para a ver. Mas estávamos na Alemanha, o inglês é perto do nulo, e o museu não foi excepção. Andámos um pouco às voltas para conseguir perceber onde era o inicio da exposição, Nenhuma das "plaquinhas" perto das obras tinha informação em inglês.
Nas cervejarias menus em inglês era mentira, valeu-nos o holandês, que devido algumas semelhanças, nos ajudou a chegar ao que seriam os constituintes dos pratos.
As cervejarias é uma experiência única na Alemanha, são enormes com salas que se seguem umas às outras e parecem nunca mais ter fim. Apesar do serem enormes estavam a abarrotar. As doses são industriais e a confecção é simples, mas saborosa.
O que eu não fiz:
- tomar banho de imersão, a casa de banho não tinha banheira;
- comer joelho de porco, comi tanto que já não dava para mais;
- iniciar o meu rolo, estava tão mau tempo (chuva, vento e o céu cinzento).

Quando tiver fotos disponíveis ( do João), mostro.

Thursday, January 22, 2009

Destinos

Esteve a chover o dia inteiro e eu estive a preparar-me para o passeio deste fim de semana. O nosso destino é Dusseldorf. Eu sei que não é a cidade que toda a gente queira ou se lembre de visitar, mas é para onde vamos hoje ao final da tarde e de onde regressaremos no domingo.
Com esta chuva a vontade de sair não é muita, mas a necessidade de espairecer é muita.
Levo comigo a minha camara, o meu rolo que continua por estrear, só espero que não chova muito...
Espero ver algumas exposições, passear pelos jardins, comer joelho de porco, namorar e descansar.
E já agora estou a torcer para que o quarto tenha uma casa de banho com banheira... porque tenho saudades de um banho de imersão! :)

Gestos simples

Como já o disse aqui diversas vezes ando impossível, cansada, rabugenta zangada. A pessoa que mais sofre com isso, sem dúvida alguma que é o João, que me ouve a queixar das mesmas coisas vezes e vezes sem conta.
No meio desta turbulência cá em casa, têm havido gestos simples, bonitos e carregados de carinho. Gestos esses que alimentam uma relação e nos dão a certeza de que gostamos muito um do outro. E isso é muito bom!

Tuesday, January 20, 2009

Decisão difícil

Hoje tenho de decidir entre... limpar a casa que está a ficar um caos ou:

- ver o Nadal a jogar no open de australia;
- ver o filme que ando há meses para ver "la folie à pas de tout" e que o João me ofereceu neste fim de semana, só porque sim ( o que me deixou radiante)
- ler mais um pouco do meu livro que está muito emocionante, em plena investigação policial, e em que as peças começam a juntar-se.

Difícil, muito difícil!

Monday, January 19, 2009

Abstracção a 1€

Depois de todos os acontecimentos e de todas as preocupações, no sábado sentia-me muito cansada. Como tenho andado a dizer o meu objectivo para este ano é aprender a relaxar e a descontrair, para não andar tão tensa. para poder aproveitar um pouco mais...
Para me distrair e abstrair fomos passear até ao centro... Fomos à loja de coisas em segunda mão, porque gostamos de ver as "preciosidades" que andam por lá.
Desta vez encontramos uma máquina de escrever linda, em muito bom estado que parecia estar a funcionar bem, mas esta não veio para casa (com grande pena minha), simplesmente porque não temos espaço para a colocar à vista e para estar arrumada num canto, onde não se veja não vale a pena.
O que veio para casa foi um puzzle de 1000 peças ainda novo, com a caixa envolvida em plástico, que nos custou a avultada quantia de 1 euro.
Arranjei uma obsessão nova, e algo que me ajuda abstrair de tudo, a não pensar em nada a não ser nas peças, e nos vários tons de azul e verde.
Quando acabar volto a arrumar tudo e levo à loja novamente para eles venderem, é que não me estou a ver fazer mesmo puzzle duas vezes e não gosto de puzzles emoldurados.

A grande diferença

As diferenças entre o trabalho que tenho agora e os que tive antes são abismais. A que mais me marca, a grande diferença, é a taxa de mortalidade. Durante 8 anos que trabalhei em pediatria nunca nenhuma criança ou bebé morreu num turno meu. Eu considerava-me uma sortuda. Neste emprego, em 4 meses já morreram 5 pessoas duas delas no meu turno. A faixa etária é completamente diferente, em média as pessoas de quem eu cuido agora tem 80 anos mais.
A morte é algo mais provável, mas não deixa de ser vivida por mim quase como uma experiência surreal.
6ª feira das 18:30 da tarde tinha eu preparado algo para a senhora comer. A minha esperança era conseguir que a senhora comesse qualquer coisa. Enchi-me de esperança e carinho e dirigi-me ao seu quarto. Ao vê-la achei que algo não estava bem, aproximei-me a cor da sua pele era diferente, não respirava e eu não conseguia sentir um pulso. O meu lado racional chegou à conclusão de que a senhora estava morta. Mas o meu lado emocional, ainda negava a realidade. Pensei "não Silvia é mentira tu é que estás cansada e já não consegues avaliar as coisas". Fiz uma corrida estúpida e sem propósito a ir buscar o estetoscópio, porque queria arranjar algo que me mostrasse que eu estava errada que era o cansaço que não deixava avaliar bem. Ao colocar o estetoscópio sobre o coração, a ausência de som, sugou-me toda a pequena esperança que eu tinha, fiquei instantaneamente triste, com a alma bem encolhidinha a um canto.
Eu queria parar, ficar quieta, porque a morte é uma paragem. mas à minha volta tinha 20 pessoas que precisavam de atenção. Que precisavam de comer, de ir à casa de banho, de saber se a saia azul estava pendurada no armário, etc etc...
Apesar de tudo a outras pessoas continuam a precisar de ser cuidadas com o mesmo carinho, a mesma atenção, o mesmo sorriso de sempre... A morte, por um lado, relativiza ou anula a importância das coisas, tira-lhes valor. Mas por outro lado, devia chamar-nos atenção, para dar-mos importância a determinado tipo de coisas, para analisarmos e aproveitarmos, o que realmente importa e isso é diferente de pessoa para pessoa!

Friday, January 16, 2009

Fotografia

No ano 2003/2004, tirei um curso de fotografia. Eu adorei o curso pelas experiências que me proporcionou, pelos horizontes que me abriu, pela nova maneira que aprendi a ver o mundo e as coisas. Descobri também como eu e o João somos diferentes a fotografar e com isso como somos diferentes a ver o mundo. O João é um "fotografo" de rua, de momento, de digital e agora de cor.
EU sou uma "fotografa" de composições estudadas e planeadas, de pormenor, de filme e de preto-branco.
Depois do curso tenho fotografado pouco, vergonhosamente pouco, faltava-me sempre isto e/ou aquilo. Mas, tenho saudades do som do clique da minha máquina!
Tenho uma foto que para mim é A foto. Foi feita num dia solarengo perto da torre de Belém. Lembro-me bem desse dia, (ou pelo menos desse momento) queria fotografar, mas não estava a "ver" nada! Até que me sentei nos degraus em frente à torre e fiquei a observar o movimento das pessoas na ponte que dá acesso à entrada do edifício. Algo no movimento me chamou a atenção, a maneira como as pessoas andavam, quase todas em grupo, como paravam ou não paravam, como falavam e interagiam. Decidi que iria "experimentar" aquela ponte, aquele movimento.
Demorei algum tempo a escolher um enquadramento que me dissesse alguma coisa. Com torre ou sem torre? A ponte toda ou só parte? O grafismo por baixo da ponte ou mais céu?
Depois desta parte estar resolvida, surgiu-me a pergunta quantas pessoas em cima da ponte? A resposta imediata foi nenhuma, o que não deixa de ser engraçado porque o que me atraiu para esta foto foi precisamente o movimento das pessoas e de repente eu queria exclui-las completamente!
E assim lá estive à espera... à espera num dia movimentado na torre de Belém, por um momento em que não estivesse ninguém. A espera foi longa devo dizer.
A determinada altura estavam apenas um homem e uma mulher em cima da ponte e quase a finalizar a ponte, quase a sair do meu enquadramento, quase a chegar o momento pelo qual eu estava à espera, pararam de costas para mim a conversar.... e eu adorei! Afinal era por aquilo que eu estive à espera e *clique*.... duas horas, uma foto e uma rapariga muito feliz.

É disto que eu tenho saudades....

O fim de semana passado comprei um rolo. O meu plano é colocá-lo na minha máquina "fish-eye" e ir, este fim de semana, fotografar canais para Amsterdão. Pode ser que eu veja algo que me faça realmente sentido... Não vou conseguir estar duas horas parada à espera com este frio... vamos ver como corre a experiência.

Wednesday, January 14, 2009

Bacalhau com grão

...foi o que comi ontem ao jantar para me animar. E como não podia deixar de ser funcionou! :)

Ajudou o jantar e o filme que vimos depois "The girl who leapt through time"!



Tuesday, January 13, 2009

Não estou bem...

Hoje tive a certeza disso.
De facto não estou bem e o meu cérebro precisa urgentemente de um "parar e começar de novo". Acordei às 7 horas, para uma ida rápido à casa de banho. Durante o curtissimo trajecto, os meus únicos pensamentos foram sobre o trabalho.... Grrrr!
Voltei de imediato a sentir aquele peso enorme sobre os meus ombros, cabeça e alma.
Um sentimento horrível em que custa respirar e encarar as coisas pelas coisas pelo que são. Tudo parece sufocante e parece estar a fechar-se. A única solução que aparece no momento é chorar para libertar a pressão mas tem de haver outras soluções.
Não dá para continuar assim. :(

Monday, January 12, 2009

Heilig vuur - fogo sagrado

Este é o nome da exposição do Stedelijk museum que se encontra na Nieuwe kerk. A exposição explora a reflexão da religião nas obras dos artistas modernos e contemporâneos.
Eu gostei muito da exposição (obrigada Joana pela dica!)
Uma das peças que mais gostei é um vídeo de Bill Viola. O titulo é "The greeting". O vídeo mostra o cumprimento entre 3 mulheres que se encontram na rua. Em tempo real, a acção demora 45 segundos. O vídeo é apresentado em câmara lenta com uma duração de 10 minutos.
Durante estes 10 minutos, confronta-mo-nos com uma imensidão de gestos e expressões faciais, que não tomamos consciência (nem em nós, nem nos outros), quando temos estes "encontros" na nossa vida quotidiana.
A quantidade de coisas que dizemos ao "outro" sem termos consciência disso é espantosa.
Gostei de muitas outras obras mas só por este vídeo já valeu lá ter ido!

Fim de semana à sexta

Este fim de semana foi sexta e sábado.
Na sexta esteve um dia lindo, muito frio mas com o sol espectacular. Foi dia de almoçar com uma amiga e poder tagarelar em português. Não é a mesma coisa, falar com miúdas em inglês ou até mesmo em holandês, ou ter uma conversa fluida em bom português.

No sábado foi dia de experiências novas.

A primeira começou logo de manhã quando ao querer andar de bicicleta não pode porque a fechadura de roda da minha bicicleta estava congelada. Primeiro a quantidade de gelo não permitia a chave entrar e depois, de tirarmos o gelo a chave não rodava. O remédio foi descongelar a fechadura com agua quente. Fomos até à estação de Haarlem e fomos passear a Amsterdão. Quando voltamos tinha outra vez a fechadura congelada, mas desta vez sem possibilidade de arranjar agua quente.
De volta a casa a pé decidimos passar pelo canal atrás da estação. Este estava completamente gelado e a abarrotar de gente a patinar. O João queria ir lá para cima sem patins fazer figuras tristes. Ao principio torci o nariz. Mas depois o entusiasmo e alegria das pessoas à minha volta era tanto que decidi e fui fazer as ditas figuras tristes. Um sensação engraçada. A meio pensem está tanto barulho aqui que nem consigo ouvir o gelo a rachar se for caso disso.
Ainda bem, porque se ouvisse seria um dos sustos da minha vida.

Depois de passar o Sábado a passear com belas temperaturas abaixo de zero, tive direito a febre no domingo. Sempre agradável! :(

Pensamentos no comboio

Nunca sei para onde olhar quando o comboio vem a abarrotar de gente! Acho sempre, que as pessoas pensam que eu estou a olhar para elas, quando muitas vezes olho através delas! Olho mas não as vejo!

Friday, January 9, 2009

Branco branquinho

Quando acordei e olhei pela janela vi tudo branco. Cada um dos ramos (do mais pequeno ao maior), das árvores, aqui à frente da nossa casa, estavam brancos. Lindos sem duvida alguma, mas significam gelo, demasiado gelo.
E gelo faz com que qualquer passeio seja um perigo.
A pé, há sempre um pé a "escapar", depois de umas figuras estúpidas, evita-se cair. Tenho de andar super devagarinho.
De bicicleta, é tão simples como isto: Se colegas minhas que andaram de bicicleta durante uma vida toda, têm medo de andar quando o tempo está assim escorregadio. Quem sou eu, para me armar aos cucos. Além disso, sou uma azelha de primeira com a bicicleta, ( famosa pelas suas quedas, apesar de já há 8 meses não cair) o que claro potencializa o perigo.
Por isso, hoje vou de autocarro!

Thursday, January 8, 2009

Desabafo

Não gosto nada quando sinto os meus dias a passar a correr, sem ter feito nada de interessante ou que eu realmente goste, nem que seja por 5 minutos.
É como se a vida passasse por mim, sem eu a estar a aproveitar.
Por isso a resolução este ano é: relaxar e aproveitar ao máximo o tempo que tenho para mim e se não for pedir muito, deixar o trabalho e os seus problemas, no seu lugar próprio e não trazê-los para casa.

DSC_8719.jpg

Wednesday, January 7, 2009

Pássaros

Depois de toda a cantoria com que nos presentearam durante a primavera e o verão, os pássaros tinham praticamente desaparecido. Para onde é um mistério.
O que posso dizer é alguns deles estão de volta. O que comem e como se abrigam nestes dias gelados é outro mistério!
Apesar do frio e do gelo lá andava este ruivo a saltitar todo contente! Sempre que vejo um passarinho assim, fico feliz e dá-me vontade de sorrir!

DSC_8963.jpg

Diferente

A maior parte das pessoas quer ser diferente, não ser igual à maioria, distinguir-se de alguma dos outros.
Ontem tive um momento de diferença. A sensação foi boa, juntamente com o reconhecimento da diferença, veio um reconhecimento de valor e capacidade. Ora o que se passou, ontem à tarde, tínhamos um senhor com uma sonda de gastrostomia completamente bloqueada. Tentámos tudo, não resolveu.
A médica disse: Esperamos mais umas horas.
Eu disse depois de termos o valor da glicémia: Temos de fazer alguma coisa já.
A solução: Colocar uma sonda naso- gástrica.
Grande burburinho, quem a vai colocar. Eu não sei colocar, dizia a médica, a enfermeira de ronda diz que também não arrisca a colocar.
Eu coloco digo eu.
Tornei-me a heroína da tarde. Eu ia fazer algo "grande", a aluna que tinha terminado o turno ficou para assistir, a médica queria que eu lhe explicasse.
Este acto caricato, para nós enfermeiras em ambiente hospitalar, é naquela instituição algo complicado, que só os "capazes" podem fazer. Ora, ontem recebi o titulo de "capaz".
Duas horas depois um outro médico que ouviu a história, pergunta-me: " então conseguiu colocar?" Como se fosse algo muito difícil de conseguir.

Tuesday, January 6, 2009

Livro e puzzle

A minha tarde de ontem correu como planeado. Fiz apenas e exclusivamente o que me apetecia. Estiquei-me no sofá e li o livro "Aula de Risco" até o terminar. O livro é o primeiro deste autor. Tem uma história interessante surpreendente mas (e este é uma grande mas), não está escrito da melhor maneira. Há um certo descuido na involvência. Quem gosta deste tipo de livros, também gosta de investigar, não gosta que seja apenas o livro a debitar os factos, gosta tirar as suas próprias deduções e conclusões. Em grande parte do livro não senti isso. Mas a história é muito interessante e escrita pelas mãos de Val McDermid ou Jean-Christophe Grangé poderia ser nada mais que brilhante.
A seguir ( e como estava numa de resolver puzzles) foi o que decidi ir fazer e comecei a um puzzle de 156 peças, cujo o nome é "Ilusão de óptica" e cujas as peças são todas pretas e brancas.
A tarefa não foi fácil. Comecei pelas peças do perímetro, aqueles que um dos lados é recto. Quando fechei o perímetro reparei que me faltavam 4 peças. A tentar descobrir onde estava o erro, fui desmanchando o que tinha feito e voltei à estaca zero! Ou seja, um amontoado de peças soltas em cima da mesa de café!

Monday, January 5, 2009

Relaxar

Hoje relaxar significa:

- sorrir ao ver o sol a entrar pela minha janela;
- apreciar o som do pica-pau que há uns meses não se ouvia;
- ouvir o meu álbum preferido da Mafalda Veiga, até não poder mais;
- enrolar-me no meu sofá e acabar o meu mais recente livro de investigação e crime;
- dormir a sesta se vou caso disso e não sentir a mínima culpa!

:)

Cinema

O ano passado o nosso Hobby favorito - cinema - começou muito bem com "My blueberry nights" filme que gostei bastante com uma banda sonora, que eu gosto muito.
Este ano começou com "Austrália", eu gostei do filme. Mas acho-o descolado no tempo e no espaço. Um filme tipo épico de comboys do faroeste americano, dos anos 60, filmado em 2008 na Austrália. hummmm
Gostei do filme, mas não do género "epá tenho de voltar a ver este filme outra vez!"
Nicole Kidman sempre com ar certinho e bem comportado.

Muito melhor foi o inicio das nossas DVD's nights em casa do Carlos. Começou com o filme "Son of Rambow", que eu gostei bastante!

Aqui fica o trailer.

Thursday, January 1, 2009

Depois do Natal e da Passagem de ano

Desde último post muitos foram os momentos em que pensei "gostava de escrever isto que estou a ver!" ou "... isto que estou a pensar"! Não deu e muitos desses momentos ficaram perdidos.
Fui a Portugal passar o Natal. Fui dia 23 e regressei dia 26. Foi muito pouco tempo, não deu sequer para aquecer o local.
O tempo estava uma maravilha e aproveitei para passear com a minha mãe. Esta estadia em Portugal correu muito bem mesmo, não houve qualquer tipo de desaires ou aborrecimentos.
Coisas a tomar nota:

- achei as pessoas que andavam na rua, tristes e "cinzentas";
- os livros estão carissimos;
- pode ser uma benção não perceber tudo o que dizem as pessoas dizem à nossa volta, Não todas as pessoas têm sempre algo de interessante a dizer;
- passei a de 24 a experimentar Karaoke.... foi digamos uma noite diferente
- e a de 25 a jogar Bowling na Wii, mesmo com a geração mais velha da nossa família... foi muito diferente.
- De todos os amigos que eu queria ver só vi uma... e isso deixa-me muito triste.
- das prendas que recebemos parece-me que a nossa família tem medo que tenhamos frio :)
- chorei muito muito mesmo antes vir. Eu simplesmente não queria voltar.
- quando o avião levantou voo pensei "Agora já não posso voltar para trás!"

Voltei e desde Sábado que não tenho feito outra coisa que não seja dormir ou trabalhar.
Estou mais morta que viva! Não aguento mais! Estou num tal estado que mesmo quando a descansar estou a pensar e a tentar planear como posso modificar as coisas. Mudar o sistema ou tornar-me mais eficaz.
A única coisa que me mantêm ainda um sorriso é as palavras de carinho e apreço que recebo dos velhotes, que são as pessoas que notam que eu trabalho de maneira diferente e respeitam o meu esforço.

Quanto a objectivos para o Ano Novo. Dada a minha experiência, que a única resolução que fiz que consegui manter durante meio ano, foi no ano que só fiz apenas uma resolução ( a de ler nesse ano apenas livros de autores portugueses), este ano vou fazer o mesmo.
A minha única resolução é : Em 2009 vou aprender a relaxar e a aproveitar bem os momentos que tenho para mim fora do trabalho.